NOVO GOVERNO

Lula na COP27: "Agronegócio brasileiro será aliado estratégico"

Presidente eleito discursou nesta quarta (16/11), na Conferência Internacional do Clima, no Egito. Ele também se comprometeu a combater o desmatamento no Amazônia

Francisco Artur
postado em 16/11/2022 14:21 / atualizado em 16/11/2022 14:22
 (crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)
(crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o agronegócio será “um aliado estratégico” para os próximos anos. A declaração, feita nesta quarta-feira (16/11) durante discurso na Conferência Internacional do Clima (COP27), no Egito, defendeu que o agro brasileiro será otimizado para que não seja necessário desmatar a floresta.

“No nosso governo, buscaremos um agro regenerativo e sustentável, com investimento em ciência, tecnologia e com educação no campo. Com os 30 milhões de hectares de terra degradada que temos, iremos torná-las agricultáveis, sem precisar desmatar um metro de terra para continuarmos a ser um dos maiores produtores de alimentos no mundo”, afirmou Lula.

Na economia brasileira, o agronegócio corresponde a um dos principais setores. No ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor contribuiu com 27,5% do PIB.

Na manhã desta quarta, o futuro vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou a equipe que discutirá a agricultura brasileira no governo de transição. Entre os nomes da equipe, a ex-ministra Kátia Abreu e o senador Carlos Fávaro.

Desmatamento zero

No discurso de Lula, o combate ao desmatamento foi além da relação com o agronegócio. Segundo ele, seu governo irá reativar os trabalhos da equipe de fiscalização e proteção ao meio ambiente.

A intenção é “zerar o desmatamento até 2030. O combate à mudança climática terá o mais alto perfil na estrutura do meu próximo governo”, prometeu Lula.

No governo de transição, a pauta do meio ambiente será discutida por nomes como os ex-ministros Carlos Minc e Marina Silva.

Países ricos

Durante o discurso, o presidente eleito também cobrou auxílio financeiro dos países mais ricos às nações subdesenvolvidas. "Não haverá futuro enquanto estivermos cavando um poço sem fundo entre ricos e pobres", disse ele.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação