Novo Governo

Dino sobre transição: "Todas as corporações serão ouvidas, sem exceção"

Segundo o coordenador do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública, os 17 relatores do grupo estarão em contato com todas as forças de segurança

Victor Correia
postado em 17/11/2022 17:16
 (crédito: Tv Brasilia/ reprodução )
(crédito: Tv Brasilia/ reprodução )

O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), que coordena o grupo técnico de Justiça e Segurança Pública da transição, frisou nesta quinta-feira (17/11) que “todas as corporações serão ouvidas, sem exceção”. Segundo Dino, o contato inicial com as forças de segurança caberá aos 17 relatores de temas específicos que serão divulgados até amanhã (18/11).

“Há uma preocupação assim… As corporações serão ouvidas? Sim. Todas, sem exceção. Todas as corporações do sistema de segurança e Justiça serão ouvidas. E aí com todos os seus segmentos, os agentes, os delegados, os peritos”, disse Dino ao ser questionado sobre a participação das forças na transição. Alguns setores vêm criticando a baixa participação de policiais no grupo de trabalho. Há apenas um, o delegado da Polícia Federal Andrei Passos Rodrigues. E não há policiais militares ou civis na composição.

“Eu quero sublinhar isso, que foi uma decisão e uma preocupação do grupo: garantir que todos sejam ouvidos. Mais do que um direito, é um dever da nossa parte. Inicialmente pelos relatores setoriais e depois, é claro, eles vão poder buscar o ministro — quem quer que venha a ser ele — o vice-presidente da República e o presidente da República”, explicou Flávio Dino. O senador eleito é um dos cotados para assumir a pasta.

Perícia e prova técnica

Hoje ocorreu a primeira reunião do grupo técnico que trata de Justiça e Segurança Pública do governo de transição. Segundo explicou Dino, cada um dos 17 membros anunciados serão relatores de temas específicos. Um dos temas previstos, por exemplo, é sobre perícia, prova técnica e polícia técnica, cujo relator será anunciado amanhã (18). Fontes ligadas à coordenação da transição disseram que cada grupo tem autonomia para se organizar da forma que melhor lhe convir.

Dino também esteve nesta tarde com o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Sobre o encontro, o senador eleito disse que foi combinado uma série de reuniões bilaterais entre as equipes, sobre os temas definidos pela transição, que serão marcadas a partir da semana que vem. Segundo Dino, o atual chefe da pasta foi receptivo à cooperação entre o atual e o futuro governo.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação