Lisboa

Bolsonaristas tentam se infiltrar em encontro de Lula com movimentos sociais

Eles tentaram se infiltrar na lista de convidados, que foram previamente selecionados e tiveram de passar por averiguação.

Vicente Nunes
postado em 19/11/2022 11:41 / atualizado em 19/11/2022 12:09
 (crédito: Vicente Nunes)
(crédito: Vicente Nunes)

Lisboa — A segurança do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve de agir rapidamente para impedir a entrada de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em em encontro do petista com representantes de movimentos sociais que atuam em Portugal, no auditório do Instituto Universitário de Lisboa. Eles tentaram se infiltrar na lista de convidados, que foram previamente selecionados e tiveram de passar por averiguação. Uma das formas para tentarem o acesso ao evento foi pedindo filiação ao PT por meio do diretório do partido em Lisboa. “De repente, houve um grande número de pedidos de filiação. Estanhamos muito”, disse Marcos Pinheiro, integrante da legenda.

Os apoiadores de Bolsonaro, por sinal, realizaram protestos tanto na porta do Palácio de Belém, onde Lula se encontrou com o presidente de Portugal, quanto nas proximidades do Palacete de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro português, António Costa. Os manifestantes contrários à Lula, segundo integrantes do PT, são cooptados pelo Chega, o partido de extrema direita de Portugal, dono da terceira bancada da Assembleia da República. Os brasileiros que vivem em território luso estão entre os principais eleitores da legenda.

Durante o encontro com representantes de movimentos sociais neste sábado, Lula disse que os defensores de Bolsonaro devem ser ignorados. Ele recomendou que nenhum de seus apoiadores se envolvam em brigas. “Não devemos brigar com o fanatismo dessa gente, são pessoas que não querem ver a realidade”, afirmou. O presidente eleito assinalou que a extrema-direita no Brasil é radical demais. “A esquerda brasileira não faz nem 10% do que essa extrema direita é capaz”, acrescentou.

Fauze el Khadre, apoiador de Lula, sabe bem o tamanho da ira de bolsonaristas. Na sexta-feira, 18 de novembro, ele estava com um totem com a imagem do petista quando uma mulher o agrediu e tentou destruir o objeto. O pior só não aconteceu porque a polícia interveio logo e conteve os ânimos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Os apoiadores de Bolsonaro realizaram protestos tanto na porta do Palácio de Belém quanto nas proximidades do Palacete de São Bento.
    Os apoiadores de Bolsonaro realizaram protestos tanto na porta do Palácio de Belém quanto nas proximidades do Palacete de São Bento. Foto: Vicente Nunes
  • Vicente Nunes
    Vicente Nunes Foto: Vicente Nunes
  • Vicente Nunes
    Vicente Nunes Foto: Vicente Nunes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação