SOBRE BOLSONARO

Randolfe: 'Enquanto a gente trabalha, mau perdedor questiona eleição'

Partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) havia pedido nessa terça-feira (22/11) a anulação de 279.336 urnas no segundo turno

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 23/11/2022 16:49 / atualizado em 23/11/2022 16:49
Senador Randolfe Rodrigues faz parte da equipe de transição de Lula -  (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Senador Randolfe Rodrigues faz parte da equipe de transição de Lula - (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Integrante da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comentou as tentativas do Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro (PL), de questionar o resultado das eleições.

“Tô desde bem cedo trabalhando muito com a equipe de transição para reverter o caos arquitetado no Brasil. Enquanto a gente trabalha para garantir que pai, mãe, filhos tenham comida na mesa e não passem fome, ainda tem mau perdedor questionando as urnas”, escreveu Randolfe em desabafo nas redes sociais.

Nessa terça-feira (22/11), o PL pediu a anulação de 279.336 urnas no segundo turno. No documento, o partido diz que houve falhas insanáveis que colocaram em risco o resultado da disputa entre Bolsonaro e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto cita ainda um relatório de auditoria que apontava fragilidade de tecnologia da informação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para colocar em dúvida a segurança da votação.

"O quadro de atraso encontrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à implantação de medidas de segurança da informação mínimas necessárias gera vulnerabilidades relevantes. Isso poderá resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais, com grave impacto nos resultados das eleições de outubro", diz o PL.

Depois do anúncio, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deu 24 horas para o PL incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições, sob pena de indeferimento inicial.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição foram utilizadas tanto no primeiro quanto no segundo turnos das eleições 2022. Assim, sob a pena de indeferimento da inicial, deve a autora auditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro.

Eleições

Lula foi eleito presidente do Brasil com 60.345.333 votos (50,9% dos válidos). No dia 1º de janeiro de 2023, ele assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República. O petista já havia dirigido o país de 2003 a 2010.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação