novo governo

Com destino a Brasília, Lula entra em campo para destravar PEC da Transição

Presidente eleito virá a Brasília, na próxima semana, negociar a proposta com partidos políticos e presidentes da Câmara e do Senado

Victor Correia
Henrique Lessa
postado em 26/11/2022 03:50
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Ante a dificuldade do gabinete provisório do novo governo em destravar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Congresso, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá de entrar em campo para articular o avanço do texto. Ele virá a Brasília na próxima semana e se reunirá com líderes políticos e com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lula ainda não entrou nas negociações por causa da viagem ao Egito, onde participou da COP27 — a conferência do clima —, e devido à cirurgia na garganta, mas, agora, tomará as rédeas da situação. A informação é da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

De acordo com a parlamentar, o novo governo não tem plano B para a PEC. "Queremos insistir no caminho da política. O Congresso Nacional é onde queremos resolver o problema do povo", enfatizou Gleisi, após participar de reunião, em São Paulo, com o presidente eleito. "Lula estará em Brasília para essas conversas e para encaminhar PEC", emendou. Ela acrescentou que o futuro chefe do Executivo "está preocupado com a economia popular, em como responder ao povo brasileiro as necessidades que o povo está sentindo". "Essa é a maior preocupação e o maior objetivo do presidente neste momento."

A presidente do PT admitiu que a largada da proposta criou rusgas. "Penso que nós temos de conversar mais com as bancadas, com os partidos que compõem a nossa base. Talvez a forma como foi iniciado o processo possa ter desagradado. Acho que temos espaço para conversar e penso que teremos um bom resultado", afirmou.

A deputada ressaltou que o benefício tem a aprovação da população. "Isso tudo que estamos discutindo em relação à PEC foi aprovado por 100% do eleitorado brasileiro: quem votou no presidente Lula, e também quem votou em Bolsonaro, de que precisa desse programa. Então, está provado pela sociedade. E tenho certeza de que o Congresso Nacional terá a sensibilidade, como uma casa de representação popular, para levar adiante a proposta", disse.

Em Brasília, o coordenador dos grupos técnicos da equipe de transição, Aloizio Mercadante, também destacou que a prioridade máxima é a PEC. "Sobre eventuais alternativas, nós temos propostas na mesa neste momento. Todo esforço está em relação a construir uma maioria e uma urgência para aprovar no Senado e na Câmara", comentou.

Ministérios

Na conversa que teve ontem com Gleisi e com o senador Jaques Wagner (PT-BA), responsável pela articulação política da PEC, Lula não tratou de escolhas para os ministérios, segundo a presidente do PT.

"Não foi definido nenhum nome. O presidente tem vários nomes na cabeça. Já tem mais ou menos o que está pretendendo para o ministério (da Fazenda), mas ele também não está com pressa nessa definição", sustentou. "Vai fazê-la no momento em que achar oportuno. Quer ter bastante segurança nesse sentido. Pode ser que ele fale na semana que vem, ou não. Não é essa a finalidade dessa ida dele a Brasília."

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.