COPA DO MUNDO

Lula e Janja prestam solidariedade a Gilberto Gil após ataque bolsonarista

Cantor caminhava com a esposa, Flora Gil, para deixar o estádio, quando foi perseguido e ofendido durante jogo do Brasil contra a Sérvia, na última quinta-feira

Francisco Artur
postado em 27/11/2022 14:53 / atualizado em 27/11/2022 15:04
 (crédito:  Vera Donato/Divulgacao)
(crédito: Vera Donato/Divulgacao)

Após Gilberto Gil e Flora Gil serem atacados por bolsonaristas na quinta-feira (24/11), durante a vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Sérvia, na Copa do Mundo do Catar, o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a futura primeira-dama, Janja, prestaram solidariedade ao cantor e à produtora artística. O gesto de empatia ocorreu na manhã deste domingo (27/11), por meio de publicações no Twitter. 

"Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos Gilberto Gil e Flora", escreveu Lula, na rede social, ao comentar a publicação de Janja.

Janja publicou que, após o ocorrido no Catar, Lula e ela ligaram para Gil manifestando solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Catar. "Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência, Que o agressor seja identificado e responda pelo seu ato", publicou.

Relembre o caso

Imagens publicadas no Twitter do deputado eleito André Janones (Avante) mostram o cantor Gilberto Gil e a produtora artística Flora Gil em um corredor do Estádio Lusail, onde ocorreu a estreia da seleção brasileira contra a Sérvia. Assim que foram reconhecidos, passaram a ser alvo de ironias e insultos de alguns bolsonaristas. 

"Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet", iniciaram alguns em tom de ironia enquanto o ex-ministro da Cultura no governo Lula (2003-2008) caminhava em direção às arquibancadas do estádio, para assistir ao jogo do Brasil.

Em seguida, os bolsonaristas passaram na frente e "chamaram" Gil para se encaminhar às cadeiras. O cantor parou para tirar foto com um fã e não respondeu às ironias. "Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c... Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…", finalizaram os brasileiros.

Diante do ocorrido, Gil publicou um vídeo no Instagram para agradecer a "corrente de solidariedade" dos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais após o episódio. "Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio", disse o artista, na legenda do vídeo, prometendo torcer pela seleção, no jogo desta segunda-feira (28/11)), contra a Suíça.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação