Vice-presidente

Mourão sobre o 'comunismo no Brasil': 'Não passarão'

Vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o aniversário da "Intentona Comunista", que marca 87 anos neste domingo (27/11)

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 27/11/2022 18:16 / atualizado em 27/11/2022 18:16
 (crédito: Agência Brasil/Reprodução)
(crédito: Agência Brasil/Reprodução)

O vice-presidente do Brasil e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) comentou sobre o aniversário da chamada "Intentona Comunista", que completa 87 anos neste domingo (27/11). Para Mourão, os comunistas “não vão passar” no Brasil.

“Na data de hoje, em 1935, traidores da Pátria intentaram contra o Estado e o povo brasileiro. A intentona de 27 de novembro foi a primeira punhalada do Movimento Comunista Internacional contra o Brasil. Não seria a última. Eles que venham, não passarão!”, disse o vice-presidente.

Hoje é o aniversário de 87 anos da "intentona comunista", um conjunto de levantes de caráter revolucionário operados por membros do exército brasileiro entre os anos de 1935 e 1936 em plena Era Vargas.

Esses levantes ocorreram em pelo menos três capitais do país: Natal, Recife e Rio de Janeiro.

Na época, os militares tinham influência da ideologia comunista e recebiam apoio do comunismo internacional, cujo centro era a União Soviética, à época liderada por Josef Stalin.

A palavra “intentona” tem sentido pejorativo e foi usada pelos opositores dos comunistas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação