Transição

Lula reúne-se com líderes do MDB na sede da transição, em Brasília

Encontro ocorre no fim da tarde desta segunda (28/11) no CCBB, e deve contar com a presença de quatro líderes do MDB, incluindo o presidente do partido, Baleia Rossi

Vinicius Doria
Victor Correia
postado em 28/11/2022 16:29 / atualizado em 28/11/2022 16:30
 (crédito:  Barbara Cabral/Esp. CB)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB)

Líderes do MDB vão, nesta segunda-feira (28/11), ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para uma reunião com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é discutir articulação política com o futuro governo.

Segundo fontes do partido, participarão do encontro o deputado federal Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. A reunião está marcada para o final da tarde.

Lula está no CCBB, sede do governo de transição, desde a manhã de hoje. O petista reuniu-se com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e aliados, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Jaques Wagner, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, e os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG), José Guimarães (PT-CE) e Márcio Macêdo (PT-SE).

O encontro com membros do MDB ocorre em meio à dificuldade de tramitação da PEC do Bolsa Família no Congresso Nacional, considerada vital para o sucesso do novo governo. Há críticas no MDB em relação ao pouco espaço que o partido está tendo na negociação do texto e na formação do novo governo, o que deve ser tratado na reunião.

No governo de transição, a expectativa é de que a presença de Lula ajude a desatar os nós formados até agora. Também se espera a definição dos primeiros ministros durante esta semana, especialmente o ministro da Fazenda.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação