NOVO GOVERNO

Presidente da Alemanha confirma presença na posse de Lula e visita à Amazônia

De acordo com a representação da Alemanha no Brasil, Steinmeier visitará o Brasil de 31 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023

Rosana Hessel
postado em 01/12/2022 16:49
 (crédito: Michael Sohn/AFP)
(crédito: Michael Sohn/AFP)

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, confirmou a vinda ao Brasil para participar da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a representação da Alemanha no Brasil, Steinmeier visitará o Brasil de 31 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023.

imagem do Brasil no exterior mudou da água para o vinho após a vitória de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno de 30 de outubro. Logo após a confirmação do resultado das eleições brasileiras, o país recuperou o interesse das potências globais na área ambiental. A Alemanha, maior economia da Europa, e a Noruega anunciaram a reativação do fundo de proteção da Amazônia, que foi bloqueado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) em meio aos recordes de desmatamento. 

"Em 1° de janeiro, Steinmeier participará das cerimônias oficiais de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Com a sua presença, o presidente saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha. O presidente Steinmeier também terá reuniões com outros chefes de Estado da região", destacou a nota da Embaixada alemã no Brasil divulgada nesta quinta-feira (1º/12).

Amazônia

Em 2 de janeiro, o presidente alemão deverá ir a Manaus, acompanhado da ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke.

"A visita de Steinmeier ao Brasil reforça o apoio alemão à proteção da Amazônia e destaca a importância da floresta para a política climática internacional. Para o presidente alemão, a posse do novo governo brasileiro está associada à expectativa de uma dinâmica positiva na proteção desse recurso essencial à sobrevivência", acrescentou o comunicado.

Na Amazônia, o presidente visitará o Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), onde se informará sobre as relações entre o estado da floresta e as mudanças climáticas. No Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental em Manaus, que monitora o desmatamento em toda a Bacia Amazônica, o presidente terá um panorama dos desafios da proteção ambiental.

A reaproximação do Brasil com grandes potências globais está em curso desde a derrota de Bolsonaro nas urnas. Na segunda-feira (5/12), o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, vem ao Brasil fazer um convite formal para Lula se encontrar com o presidente Joe Biden, nos EUA.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação