A situação fiscal e do orçamento brasileiro é criminosa segundo integrantes do grupo técnico (GT) de Cidades do Gabinete da Transição. De acordo com o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), as responsabilidades devem ser apuradas e os responsáveis devem ser denunciados.
“A gente lamenta muito o grau de irresponsabilidade, certamente terá implicações jurídicas a quem fez isso. Nós estamos sugerindo que se faça as representações necessárias” disse o ex-governador durante entrevista coletiva do GT de Cidades na sede do Gabinete de Transição no Centro Cultural do Banco do Brasil no final da tarde desta quarta-feira (7/12).
Segundo França, o GT apurou que o orçamento de 2023 do governo Federal prevê para a prevenção de desastre naturais “o equivalente a 500 reais para cada cidade brasileira” e apontou que os cortes realizados impactam em vidas em especial nos próximos meses de janeiro e fevereiro quando ocorrências de deslizamentos decorrentes da época de chuvas podem criarão situações críticas com o governo sem orçamento.
Questionado se a responsabilidade recairia apenas sobre o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, França disse que “Alguém teve que fazer o corte. A informação é que o corte foi feito pelo Guedes” apontou.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF Casal é preso ao ser flagrado com 150kg de maconha dentro do carro
- Mundo Pedro Castillo é de esquerda ou direita? Buscas pelo tema disparam no Google
- Economia Copom segura juros e mantém taxa Selic em 13,75% ao ano
- Cidades DF Deputados aprovam criação das regiões administrativas Arapoanga e Água Quente
- Diversão e Arte Renato Aragão é internado após sofrer ataque isquêmico transitório
- Esportes Quartas da Copa tem Marrocos como 11º "intruso" de sua história
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.