NOVO GOVERNO

Novo governo deve responsabilizar Paulo Guedes por cortes de verbas

Para integrantes do GT das Cidades do governo Lula, responsabilidade de Paulo Guedes no corte de verbas de serviços essenciais deve ser denunciado à Justiça

Henrique Lessa
postado em 07/12/2022 20:02 / atualizado em 07/12/2022 20:02
 (crédito: Henrique Lessa / CB)
(crédito: Henrique Lessa / CB)

A situação fiscal e do orçamento brasileiro é criminosa segundo integrantes do grupo técnico (GT) de Cidades do Gabinete da Transição. De acordo com o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), as responsabilidades devem ser apuradas e os responsáveis devem ser denunciados.

“A gente lamenta muito o grau de irresponsabilidade, certamente terá implicações jurídicas a quem fez isso. Nós estamos sugerindo que se faça as representações necessárias” disse o ex-governador durante entrevista coletiva do GT de Cidades na sede do Gabinete de Transição no Centro Cultural do Banco do Brasil no final da tarde desta quarta-feira (7/12).

Segundo França, o GT apurou que o orçamento de 2023 do governo Federal prevê para a prevenção de desastre naturais “o equivalente a 500 reais para cada cidade brasileira” e apontou que os cortes realizados impactam em vidas em especial nos próximos meses de janeiro e fevereiro quando ocorrências de deslizamentos decorrentes da época de chuvas podem criarão situações críticas com o governo sem orçamento.

Questionado se a responsabilidade recairia apenas sobre o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, França disse que “Alguém teve que fazer o corte. A informação é que o corte foi feito pelo Guedes” apontou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação