O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta manhã (9/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, que o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB) será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Flávio Dino foi escolhido não só pela confiança que o presidente eleito tem por ele, mas pelos resultados do trabalho que coordena no grupo temático de correlato do gabinete paralelo.
Dino coordenou um amplo levantamento sobre a situação das armas nas mãos de civis, por meio dos chamados CACs (colecionadores, atiradores e caçadores), estimulada pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que flexibilizou as regras para aquisição, posse e porte de armamentos, incluindo fuzis e granadas de uso restrito das forças de segurança. Ele vai apresentar ao presidente, na próxima semana, uma lista de decretos e regulamentos editados por Bolsonaro que devem ser alvo de revogação pelo presidente Lula logo nos primeiros dias de janeiro. A ação está sendo chamada de “revogaço”.
Saiba Mais
- Política Rui Costa assumirá o Ministério da Casa Civil no governo Lula
- Política Lula deve anunciar primeiros ministros nesta sexta; acompanhe ao vivo
- Política Lula anuncia Fernando Haddad como novo ministro da Fazenda
- Política Lula anuncia Haddad, Rui Costa, José Múcio, Dino e Mauro Vieira como ministros
O novo ministro também será responsável pela interlocução com as categorias policiais, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares estaduais. Dino venceu, no grupo de transição, o debate com os defensores da cisão do ministério em duas pastas, com a Segurança Pública alocada em uma pasta específica. Com ele, as duas áreas permanecerão no mesmo guarda-chuva.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.