Câmara

Lira encontra líderes do PT para discutir tramitação da PEC da Transição

A PEC está pautada para esta segunda (12/12) no Plenário da Câmara, mas deve ser apreciada a partir de terça (13/12)

Victor Correia
postado em 11/12/2022 16:33
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reúne-se neste domingo (11/12) com líderes do PT para discutir a PEC da Transição, pautada para a sessão desta segunda-feira (12/12) no Plenário da Casa. A apreciação, porém, deve ocorrer a partir de terça (13/12)

A proposta foi aprovada no Senado na semana passada, e precisa passar pela Câmara até quinta-feira (15/12), segundo o cronograma do governo eleito, para que o aumento do teto de gastos seja usado para pagar o Bolsa Família de R$ 600 já em janeiro, mais um adicional de R$ 150 por criança de até seis anos de idade.

O texto será votado em dois turnos e precisa do apoio de, pelo menos, 308 deputados. Membros da articulação política do PT estimam que já têm 350 votos, o que dá uma margem de segurança à PEC.

Há dissidências em relação ao valor e duração da PEC, que já sofreram reduções no Senado. A matéria, porém, não pode sofrer alterações, ou precisará voltar ao Senado para nova apreciação, inviabilizando que seja aprovada a tempo.

Para acelerar a tramitação, Lira apensou o texto à PEC 24/2019, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e cumpriu as 40 sessões regimentais necessárias para ir ao Plenário.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação