Governo eleito

GTs da Transição entregam hoje ao governo eleito seus relatórios finais

Trabalhos da transição se encerram nesta segunda (12/12). Os documentos serão unificados em um relatório geral, que deve estar pronto por volta de 20 de dezembro

Victor Correia
postado em 11/12/2022 17:52
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

Os grupos de trabalho (GTs) do governo de transição entregam até este domingo (11/12) seus relatórios finais ao governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os documentos são referentes a cada área temática e serão ainda consolidados em único relatório geral, que deve ser concluído por volta do dia 20 de dezembro.

Segundo o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), os trabalhos serão encerrados amanhã (12/12). A equipe deve deixar, até terça (13/12), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que sediou o governo de transição desde 7 de novembro.

"O relatório final terá um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses de governo. As emergências orçamentárias, sugestões de revogações em cada área, proposta de estrutura também, e ações prioritárias", disse Alckmin em coletiva na sexta-feira (9/12).

Mais de 1.200 pessoas participaram da transição, sendo a maioria voluntários, segundo a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O número inclui os nomeados oficiais, integrantes dos grupos técnicos, especialistas e representantes de entidades que passaram pelo CCBB durante o último mês. A equipe foi dividida em 31 GTs, com uma composição próxima ao que será a Esplanada dos Ministérios do governo Lula. Entre os temas estão Cultura, Defesa, Desenvolvimento Agrário, Economia, Igualdade Racial, Educação, e Povos Originários.

Os grupos apresentaram, ao longo das semanas, relatórios prévios em coletivas realizadas no CCBB. De forma geral, o novo governo aponta falta de recursos para quase todos os setores estratégicos e para a manutenção de programas essenciais, como o Farmácia Popular e obras de contenção das chuvas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação