Congresso

Após vandalismo em Brasília, Lira apela ao GDF por mais segurança

Bolsonaristas extremistas tentaram invadir sede da Polícia Federal, na noite de segunda (12/12); uma delegacia da PCDF foi depredada, além de três carros e cinco ônibus terem sido queimados durante ato

Ândrea Malcher
postado em 13/12/2022 12:00 / atualizado em 13/12/2022 12:03
 (crédito:  Elaine Menke/Camara do Deputados)
(crédito: Elaine Menke/Camara do Deputados)

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, usou o Twitter na manhã desta terça-feira (13/12), para cobrar segurança ao Governo do Distrito Federal após a capital ser tomada por atos de vandalismo cometidos por bolsonaristas extremistas.

“Deixo meu apelo para o Governo do Distrito Federal redobrar os cuidados com a segurança. Nossa tradição democrática passa pela ordem e pela paz”, escreveu.

No entanto, o parlamentar argumentou que há mais de um mês Brasília vem recebendo manifestantes de todo o país, que “vem se expressando de maneira ordeira”. “Repudio veementemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado.”

No início da noite desta segunda (12), a cidade se tornou alvo de atos terroristas, quando bolsonaristas, trajando camisas da Seleção Brasileira, tentaram invadir a sede da Polícia Federal. O objetivo era libertar José Acácio Serere Xavante, preso por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A prisão foi pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu que a detenção do indígena é uma forma de garantir a ordem pública. Uma delegacia da Polícia Civil foi depredada, além de carros e ônibus terem sido queimados.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação