NOVO GOVERNO

Em Natal dos Catadores, Lula promete ato com população de rua após posse

Presidente eleito participou do evento com catadores nesta quinta (15/12), em São Paulo. Participação do petista é tradição desde 2003

Victor Correia
postado em 15/12/2022 13:09 / atualizado em 15/12/2022 14:38
 (crédito: Reprodução/Youtube @ANCAT Nacional)
(crédito: Reprodução/Youtube @ANCAT Nacional)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (15/12) que quer participar, após sua posse, de um encontro com representantes da população de rua em São Paulo. O petista esteve no Natal dos Catadores, na capital paulista, evento do qual participa desde seu primeiro mandato. Ele também prometeu que o futuro governo terá uma "preferência humanista" com a população de baixa renda.

"Nós vamos voltar a fazer aquilo que nós começamos a fazer, a tentar ir criando as condições para que vocês sejam respeitados na função. Não como vagabundos, mas como brasileiros que foram abandonados pelo Estado brasileiro", discursou Lula. Participaram do evento o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o vereador Eduardo Suplicy e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, entre outros aliados e ativistas.

Também estava presente o padre Júlio Lancellotti, que atua na proteção dos direitos das pessoas em situação de rua. A Lancellotti, Lula prometeu que voltará a São Paulo para participar de uma reunião com representantes dos catadores e da população de rua.

Veto à Lei Padro Júlio Lancellotti

"Não serão vocês que terão que ir até o presidente da República. Sou eu que tenho que vir até vocês", afirmou o presidente eleito. "Eu quero vir depois da posse, trazer o governo inteiro para ver, para eles perceberem que a gente vai governar para todos os brasileiros. Mas a gente tem que ter uma preferência humanista, ética, moral, como o povo mais humilde, que tem que ser olhado como cidadãos e cidadãs que perderam o direito de ter direitos", acrescentou.

Sem citar nomes, Lula criticou as políticas atuais em relação à população de rua. "Eles não querem nem que vocês tenham o direito de deitar debaixo de uma ponte", afirmou. Na última terça (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o Projeto de Lei 488/2021, que prevê a criação da Lei Padre Júlio Lancellotti e proíbe o uso de arquitetura hostil em locais públicos.

Lula volta a Brasília no fim do dia, onde deve ficar até o Natal.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação