STF

Bolsonaristas questionam decisões sobre Bolsa Família e Orçamento Secreto

Aliados do presidente Jair Bolsonaro acusam o STF de tomar decisões com a intenção de favorecer Lula

Raphael Felice
postado em 19/12/2022 19:23 / atualizado em 19/12/2022 19:34
 (crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
(crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

As decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) desta segunda-feira (19/12) incomodaram aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). A Corte determinou que as emendas do relator - usadas no esquema do chamado 'orçamento secreto' - são inconstitucionais e o ministro Gilmar Mendes decidiu que programas sociais, como o Bolsa Família, devem ficar de fora do teto de gastos.

Parlamentares bolsonaristas não gostaram do desfecho dos julgamentos, se posicionaram contrariamente às decisões e acusam o STF de favorecer o presidente eleito Lula da Silva (PT). Os resultados dos julgamentos diminuem a pressão sobre o governo eleito para aprovar a PEC da Transição, por já prever o Bolsa Família fora do teto, e ainda reduz a influência de Arthur Lira (PP-AL) no Congresso com a inconstitucionalidade das emendas do relator.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o Brasil “não vive uma democracia” e usou voltou a usar o discurso de comparar o governo eleito com ditaduras, como a Venezuela.

“Diplomado hoje, mas sem motivos para sorrir. O STF legisla e executa orçamento. Qual futuro nos espera? O atual cenário lembra muito a Venezuela de 2017, quando a suprema corte pegou para si os poderes do legislativo”, publicou no Twitter.

Também bolsonarista, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que os ministros agem politicamente.

“Alguma dúvida sobre a situação caótica do Brasil? Agora o STF também define o orçamento da União. Gilmar Mendes decidiu que o Bolsa Família pode ficar fora do teto de gastos. Separação de poderes? Não, a toga segue atuando politicamente”, publicou.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também usou as redes sociais para criticar as decisões.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação