Bolsonaritsta

PGR pede ao STF suspensão do porte e apreensão de armas de Carla Zambelli

Decisão caberá ao ministro Gilmar Mendes. Ação é sobre o caso em que a deputada ameaçou, em público, um eleitor de Lula com uma arma

Raphael Felice
postado em 19/12/2022 21:27
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais )
(crédito: Reprodução/Redes Sociais )

A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (19/12), um pedido de suspensão do porte e apreensão da arma da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão cabe ao ministro Gilmar Mendes.

A ação se refere ao episódio em que a deputada bolsonarista apontou uma arma e perseguiu um eleitor do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na véspera da eleição do dia 30 de novembro. Zambelli chegou a entrar em um estabelecimento privado com a arma apontada para o homem. 

Segundo a PGR, Zambelli cometeu crime de porte ilegal de arma. Apesar da deputada ter o porte como CAC, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a proibição do porte de armas de fogo no fim de semana da eleição.

No documento, a procuradora Lindôra Araújo afirmou que a apreensão da arma é o suficiente para coibir o “suposto exercício do direito de defesa da honra”.

"O tensionamento político atual, a iminente transição pacífica de poder e o porte indevido da arma de fogo para suposto exercício do direito de defesa da honra revelam que são medidas suficientes para coibir a reiteração do delito investigado e resguardar a ordem pública", escreveu.

“A existência de indícios de autoria e de materialidade do delito de porte ilegal de arma de fogo torna necessária a adoção de medidas cautelares tendentes a evitar a prática de infrações penais desse mesmo jaez, seja mediante a suspensão do direito ao porte de arma, seja mediante a entrega voluntária, seja ainda pela via da busca e apreensão pessoal ou domiciliar do armamento utilizado para cometer o delito”, acrescentou a vice procuradora.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação