O discurso de despedida do Senado Federal, na tarde desta quarta-feira (21/12), do senador Jean Paul Prates (PT-RN) acabou tornando-se em manifesto de apoio de outros parlamentares ao nome do petista para o comando da Petrobras. Durante o discurso, ele foi interrompido por colegas senadores que o elogiaram e reforçaram o apoio do nome dele para a petroleira. Entre as falas, o petista Paulo Paim (RS) disse confiar que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve chamar Prates para comandar algum ministério ou a Petrobras.
Jorge Kajuru (Podemos-GO) disse ao final do seu discurso que "essa fala é com o patrocínio da Petrobras" e, anteriormente, já havia afirmado que ficaria bravo com o presidente Lula se ele não o chamasse para compor o futuro governo. Outro que fez coro foi Omar Aziz (PSD-AM), que ressaltou o profundo conhecimento de Prates sobre o setor de óleo e gás.
O nome do senador em final de mandato vem sendo cotado desde o início da transição para comandar a petroleira, mas um dos impedimentos apontados era a Lei das Estatais, que exigia uma quarentena de três anos para agentes políticos. No entanto, com essa parte suprimida na alteração realizada pelo Congresso na semana passada, o caminho de Prates para a estatal agora só depende de Lula.
Prates, que assumiu o mandato em 2018 com a eleição da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nas últimas eleições voltou a concorrer como primeiro suplente do candidato derrotado ao Senado pelo estado, Carlos Eduardo Alves, do PDT, num esforço dos petistas em manter a aliança com partido. Sem tentar a reeleição ao Senado, o mandato de Prates encerra-se na mudança da legislatura, em 1º de fevereiro de 2023.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.