novo governo

Posse de Lula: veja o esquema de segurança e os itens proibidos na Esplanada

Protocolo da SSP/DF foi elaborado em conjunto com órgãos locais e federais. Meta é garantir a proteção do povo e dos bens públicos

Fernanda Strickland
postado em 29/12/2022 03:55
 (crédito:   Ed Alves/CB/D.A Press.)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press.)

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI), construído em conjunto com órgãos federais e locais, para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro. O objetivo é manter a ordem e garantir a proteção da população, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.

O policiamento será reforçado em toda a região pela Polícia Militar (PMDF). Unidades especializadas da corporação e da Polícia Civil (PCDF), como tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais, estarão de prontidão para dar apoio, caso seja necessário. Os prédios públicos contarão, ainda, com segurança própria.

A PMDF realizará revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e, eventualmente, em meio ao público. Dessa forma, é imprescindível que os cidadãos estejam atentos às orientações dos órgãos de segurança e de trânsito.

O acesso à Praça dos Três Poderes será controlado. A entrada para o local poderá ser feita até 12h30, ou até atingir o público de cerca de 30 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades de segurança pública.

As ações de policiamento incluem reforço da segurança do Festival do Futuro, que integra a programação da posse. Os shows, a serem realizados nos quadrantes dois e três da Esplanada, terão início às 11h do domingo e previsão de término na madrugada do dia 2. Haverá reforço policial em estações de Metrô-DF, na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto Internacional de Brasília.

Está previsto, por exemplo, o fechamento da Esplanada e o apoio à segurança presidencial, que está sob a responsabilidade da Polícia Federal, atuação de equipes de atendimentos de emergência e reforço nos efetivos das delegacias próximas.

Conforme o documento toda a região será monitorada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens de câmeras e drones. As informações serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O local sediará o Gabinete de Gestão Estratégica, que reunirá, no dia da cerimônia, o alto-comando da segurança pública do DF e representantes de órgãos federais de segurança. Ainda existe, em âmbito federal, planejamento para a segurança do presidente, dos chefes de estados e outras autoridades.

"Colocaremos em prática nosso planejamento integrado, constituído em conjunto e com informações dos setores de inteligência das forças de segurança pública, locais e federais, e da SSP/DF. Todo o efetivo disponível estará atuando, ou de sobreaviso. Esperamos que tudo ocorra de forma tranquila, mas estaremos preparados para cenários diversos", enfatizou o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo. "As forças de segurança do DF já atuaram em diversos eventos do tipo, como impeachment, eleições 2018 e 2022, atos e desfile de 7 de setembro, entre outros. Para a posse, teremos ações específicas, dada a complexidade do evento e devido ao momento histórico", acrescentou.

Cidade da Segurança

Para que Brasília tenha eficácia no atendimento de ocorrências e na prestação de serviços no evento, será montada uma Cidade da Segurança, na área do Museu Nacional. A estrutura dará apoio aos agentes durante a operação e funcionará como uma base das forças de segurança.

Além dos pontos de apoio para tropas especializadas, será instalado um posto de regulação médica, que funcionará de forma conjunta entre Samu e o Corpo de Bombeiros (CBMDF). Haverá, também, três pontos médicos. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar serão posicionadas ao longo da Esplanada.

Itens proibidos

  • Veja o que será vedado no dia da posse na Esplanada
  • Armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros.
  • Barracas, tendas e similares, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.
  • Utilização de drones na região da Esplanada, exceto aqueles das forças de segurança e autorizados pela equipe de transição.
  • Animais, exceto cães-guia.
  • Quem pretende levar lanche e água, a recomendação é de utilizar embalagens de plástico transparentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.