POSSE PRESIDENCIAL

Rolls-Royce presidencial foi encomendado por Getúlio Vargas em 1950; entenda

O automóvel já transportou a rainha Elizabeth II e chefes de Estado. Há quase 70 anos, o carro é usado em posses presidenciais e ocasiões como o 7 de setembro

Aline Gouveia
postado em 30/12/2022 18:05 / atualizado em 30/12/2022 18:05
 (crédito:  Iano Andrade/CB/D.A Press)
(crédito: Iano Andrade/CB/D.A Press)

O tradicional automóvel conversível que transporta presidentes da República foi usado pela primeira vez nas comemorações do Dia do Trabalho, em 1° de maio de 1953. O Rolls-Royce foi encomendado pelo o então presidente Getúlio Vargas na década de 1950, sendo fabricado na Inglaterra em 1953 e transportado de navio ao Rio de Janeiro. O modelo Silver Wraith é usado, há quase 70 anos, em ocasiões como posses presidenciais e eventos como o 7 de setembro — em que é celebrado a Independência do Brasil.

O automóvel tem a capacidade de transportar até 7 pessoas e passa por manutenção de uma a duas vezes ao ano. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre os anos de 1995 a 2003, o Rolls-Royce passou por uma restauração geral. O veículo teria custado uma fortuna à época e a filha de Getúlio, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, afirmava que o carro foi pago por amigos do ex-presidente. O Rolls-Royce possui uma placa nas cores verde e amarelo, com a menção "Presidente da República", que só foi substituído para "Presidenta da República" durante o governo de Dilma Roussef.

Rainha, chefes de Estado e cosmonauta já foram transportados no automóvel

O Rolls-Royce já transportou a rainha Elizabeth II, quando visitou o Brasil pela primeira e única vez, em 1968. Houve um boato que afirmava que o veículo foi um presente ao país dado pela monarca, o que não procede. "É bom lembrar que a rainha Elizabeth II só foi coroada em junho de 1953, meses depois de o carro ter chegado ao Brasil. Seria pouco provável que uma princesa tivesse dado um presente desses ao país", esclarece a Câmara dos Deputados.

Além da mais longeva monarca do Reino Unido, que morreu aos 96 anos, o Rolls-Royce também já transportou outros chefes de Estados. O primeiro foi o então presidente do Peru, general Manoel Odria, em 25 de agosto de 1953. Depois, o rei Balduíno da Bélgica e o presidente francês Charles de Gaulle. Outra personalidade que chegou a andar no tradicional automóvel foi o cosmonauta Iuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar para o espaço.

Dúvida na posse de Lula

Ainda há dúvidas se o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1° de janeiro, realizará o tradicional desfile no automóvel pela Esplanada dos Ministérios. A primeiro momento, a futura primeira-dama Janja, que é responsável pelos preparativos da posse, chegou a afirmar que o Rolls-Royce estava danificado e não poderia ser usado no evento.

Contudo, também existe preocupação com a segurança do Lula, já que Brasília viveu ameaça de atentado terrorista na véspera de Natal e apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro ameaçaram tumultuar a posse. A equipe de transição chegou a sugerir que Lula desfilasse em carro fechado e blindado. A Polícia Federal vai avaliar o veículo, que foi utilizado em ensaio da cerimônia de posse nesta sexta-feira (30/12).

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação