Posse do Lula

Público espera posse aos gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro"

A cerimônia oficial de posse do presidente eleito Lula (PT) ocorrerá na tarde deste domingo (1/1). Eleitores, turistas e brasilienses chegaram cedo para garantir um lugar perto do presidente eleito

Rafaela Martins
postado em 01/01/2023 10:15 / atualizado em 01/01/2023 16:32
Cláudio e Ana Amorim vieram do Espírito  Santo para acompanhar a posse de Lula que ocorrerá na tarde deste domingo -  (crédito: Rafaela Martins/CB/DA press)
Cláudio e Ana Amorim vieram do Espírito Santo para acompanhar a posse de Lula que ocorrerá na tarde deste domingo - (crédito: Rafaela Martins/CB/DA press)

Os eleitores e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegam à Esplanada dos Ministérios horas antes da cerimônia da posse, marcada para a tarde deste domingo. Na fila que dá acesso à Praça dos Três Poderes, eleitores de Lula gritam palavras em homenagem ao atual chefe do executivo.

"Lula, guerreiro do povo brasileiro" e "o papai voltou" eram alguns dos cantos escutados. Diversas barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal separam os eleitores do local do evento. Mesmo assim, o público segue animado.

Cláudio Amorim, 43 anos, veio de Vitória (ES) com a esposa Ana Pinheiro, 40, para celebrar a democracia. "Para nós ,isso é um marco histórico. Antes de encerrar o segundo turno, eu comprei nossas passagens. A gente tinha que vir para Brasília. Esse momento é uma virada de chave", declarou Cláudio.

Em pé e aguardando há duas horas, o casal não tem pretensão de ir embora sem ver o presidente Lula. "Confesso que meu marido está mais animado do que eu, mas sigo feliz porque nossas esperanças foram renovadas. Temos muito trabalho pela frente, mas o sentimento de alívio é muito bom", falou Ana.

Nordeste em peso

Com objetivo de chegar no Distrito Federal, Arlete Mota, 60 anos, percorreu 340 quilômetros da cidade de Água Branca (AL) a Maceió, e depois passou mais 36 horas no ônibus interestadual. “Todo o esforço valeu a pena”, declarou a alagoana, que vestida de lampião, fez questão de exaltar a cultura nordestina. 

Arlete e Eduardo vieram de Alagoas para posse de Lula
Arlete e Eduardo vieram de Alagoas para posse de Lula (foto: Rafaela Martins/CB/D.A Press)

Para ela, a fantasia de lampião significa resistência. "Me inspirei para vir a festa do Lula, por entender que ele é um lutador, guerreiro, como nós nordestinos que sofremos as intempéries da natureza. O Nordeste tem coisa boa, tem cultura, carinho, carisma, tem comida, não vivemos de migalhas, e sim de trabalho árduo", destacou a alagoana. 

Acompanhando Arlete, o amigo Eduardo Melo, 32, é coordenador do projeto Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e Homens Trans em Alagoas (ARTGAY). Para ele, a população LGBTQIA+ está feliz com o resultado das urnas."Lula sabe governar sem escolher classe, religião, raça, cor e sexualidade. Ele é o pai de todos os brasileiros", citou Eduardo. 

  • Arlete e Eduardo vieram de Alagoas para posse de Lula Rafaela Martins/CB/D.A Press
  • Apoiadores de Lula na Praça dos Três Poderes para a posse presidencial Ed Alves/CB/D.A Press
  • Cláudio e Ana Amorim vieram do Espírito Santo para acompanhar a posse de Lula que ocorrerá na tarde deste domingo Rafaela Martins/CB/DA press

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE