Posse

Carlos Lupi promete zerar fila do INSS no primeiro ano de governo

Ao chegar ao Palácio do Planalto para a cerimônia de posse de Lula, futuro ministro da Previdência diz que pretende reduzir prazo para obtenção do benefício do INSS para cinco dias

Rosana Hessel
postado em 01/01/2023 17:11 / atualizado em 02/01/2023 00:35
 (crédito:  Ueslei Marcelino/AFP)
(crédito: Ueslei Marcelino/AFP)

O futuro ministro da Previdência do governo do presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Carlos Lupi, prometeu zerar a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no primeiro ano de governo do terceiro mandado do petista.

“A nossa intenção é zerar a fila e voltar ao que era no governo Lula inicial, de cinco dias para a obtenção do benefício”, afirmou Lupi, neste domingo (1º/1), para jornalistas, na chegada ao Palácio do Planalto. Segundo ele, atualmente, a fila de espera é de seis a sete meses.

Em relação ao "revogaço" de medidas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prometido por Lula, o futuro ministro da Previdência afirmou que, a princípio, não há previsão para a pasta. “De início, não. Vou dar uma examinada antes”, disse.

Pouco antes da chegada de Lupi, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou comentar sobre o revogaço ao chegar ao Planalto. “Não quero alar sobre isso hoje para não ofuscar a posse de Lula”, disse Haddad ao Correio. Na véspera da posse, o governo Bolsonaro publicou medidas, como isenção fiscais para operadoras de hedge cambial, que devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 6 bilhões a mais no Orçamento de 2023.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE