posse de Lula

Conheça Francisco Carlos, o menino que subiu a rampa do Planalto com Lula

Ao Correio, o garoto falou sobre a importância de acompanhar o presidente e sobre representatividade. Telma, mãe da criança, contou como o convite foi feito

Aline Brito
postado em 02/01/2023 00:14
Francisco Carlos do Nascimento ao lado de Lula na entrega da faixa presidencial -  (crédito: Reprodução/Instagram @Lulaoficial e @ricardostuckert)
Francisco Carlos do Nascimento ao lado de Lula na entrega da faixa presidencial - (crédito: Reprodução/Instagram @Lulaoficial e @ricardostuckert)

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a entrega da faixa presidencial. Desde a divulgação do resultado das eleições, em que Lula saiu vitorioso, especulava-se sobre quem passaria a faixa ao novo presidente, uma vez que Jair Bolsonaro (PL) se negou a cumprir o protocolo tradicional.

Nomes como o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do então vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) chegaram a ser cogitados pelo público para entregarem a faixa ao novo presidente, mas nada estava confirmado até este domingo (1º/1). Durante a cerimônia de posse, ao subir a rampa, Lula mostrou ao Brasil as pessoas escolhidas para a hora tão aguardada: Aline Sousa, catadora; Murilo Jesus, professor; Jucimara Fausto, apoiadora da Vigília Lula Livre; Ivan Pereira, influencer PCD; Raoni Metuktire, indígena; Flávio Pereira, apoiador da Vigília Lula Livre; Wesley Rocha, metalúrgico e Francisco Carlos, o menino negro e nadador. Além deles, a cadela adotada pela primeira-dama, Janja, e Lula, a Resistência, também acompanhou o presidente na subida da rampa do Planalto.

  • Brazil's new President Luiz Inacio Lula da Silva receives the presidential sash from community representatives, at Planalto Palace after his inauguration ceremony at the National Congress, in Brasilia, on January 1, 2023. - Lula da Silva, a 77-year-old leftist who already served as president of Brazil from 2003 to 2010, takes office for the third time with a grand inauguration in Brasilia. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP) AFP
  • posse Lula RICARDO STUCKERT
  • Lula sobe a rampa com Janja, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil e com a cadela Resistência Ed Alves/CB/D.A Press
  • Lula recebe faixa presidencial Ricardo Sturckert/ PT
  • Representantes de diversas camadas sociais fizeram a passagem da faixa presidencial ED ALVES/CB/D.A.Press

O grupo escolhido foi uma representação do povo brasileiro, de acordo com Lula. “Hoje, pelas mãos do povo brasileiro, recebi a faixa de presidente da República pela terceira vez. Reassumi o compromisso de cuidar de todos os brasileiros e brasileiras, sobretudo daqueles que mais precisam”, declarou o presidente por meio das redes sociais. Essa representatividade ficou clara para Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o menino de 10 anos ao lado de Lula na rampa. 

Em conversa com o Correio, Francisco confessou que leva deste dia a importância que tem, para as minorias, o sentimento de pertencimento, acolhimento e de se sentirem representados. “Eu aprendi que, às vezes, uma pessoa pode representar um povo muito grande”, ressaltou.

Francisco é atleta e filho de assistente social

O carismático Francisco mora em Itaquera, zona leste de São Paulo. Ele é nadador do Corinthians e já foi campeão na modalidade, ficando em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). De acordo com Telma, mãe da criança, ele é apaixonado por Lula desde muito pequeno e recebeu o convite para participar da posse após encontrar o presidente em um evento para catadores.

“Foi lindo demais. O Francisco e eu participamos de um evento do Natal dos Catadores e o Lula estava no evento. Quando o Francisco soube que iria encontrar o Lula ele escreveu uma carta, porque ele é louco pelo Lula, e escreveu falando o quanto gosta do presidente, o quanto admira, que já viu o filme e o Lula se encantou com a carta e disse que queria o Francisco aqui na posse”, contou Telma.

  • Francisco Carlos do Nascimento ao lado de Lula na entrega da faixa presidencial Reprodução/Instagram @Lulaoficial e @ricardostuckert
  • 01/01/2023 Crédito: EVARISTO SA/AFP. Brazil's new President Luiz Inacio Lula da Silva (C), accompanied by his wife First Lady Rosangela "Janja" da Silva (3-L), as he stands with indigenous Brazilian leader and environmentalist Raoni Metuktire, known as Chief Raoni (3-R) and other community representatives after receiving the presidential sash from them, at Planalto Palace after his inauguration ceremony at the National Congress, in Brasilia, on January 1, 2023. - Lula da Silva, a 77-year-old leftist who already served as president of Brazil from 2003 to 2010, takes office for the third time with a grand inauguration in Brasilia. EVARISTO SA/AFP
  • O menino preto Francisco subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Equipe Lula/Divulgação

De acordo com a mãe do garoto, que é assistente social, durante o Natal dos Catadores, Lula ainda afirmou, em meio ao discurso, que queria abraçar Francisco no momento em que recebesse a faixa presidencial. “Ele disse lá no meio do evento: ‘eu quero esse menino em Brasília para dar um abraço nele depois que eu estiver com a faixa’. E aí entraram em contato com a gente e nos convidaram”, revelou Telma ao Correio. “Foi muito mais do que a gente estava esperando. Foi lindo”, completou.

Francisco recebeu o convite com muito entusiasmo e disse ter se sentido privilegiado por estar ao lado do presidente. “Eu me senti muito privilegiado por estar lá e um pouquinho nervoso por subir na rampa”, contou o pequeno atleta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE