POSSE

Veja quem são os representantes do povo brasileiro que subiram a rampa com Lula

Oito representantes de grupos sociais passaram a faixa presidencial ao presidente. O petista tomou posse neste domingo, 1º de janeiro

Luana Patriolino
postado em 01/01/2023 17:51 / atualizado em 01/01/2023 18:06
 (crédito: Reprodução/Transmissão PT)
(crédito: Reprodução/Transmissão PT)

Ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e do vice, Geraldo Alckmin, acompanhado por Lu Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto neste domingo, 1º de janeiro, com oito representantes de grupos sociais. O grupo de cidadãos passou a faixa para o petista, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a seguir o rito democrático e saiu do país.

Confira quem são os brasileiros que participaram da cerimônia:

Francisco

O menino preto Francisco subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
O menino preto Francisco subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

Francisco tem 10 anos e mora em Itaquera, periferia de São Paulo, filho de uma assistente social e um advogado que atuam nas causas sociais. Em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). Em 2019, esteve em Curitiba para dar "Bom dia, presidente Lula". No mesmo ano, também esteve no Jogo MST - Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque. Depois de assistir ao filme sobre a vida do presidente Lula e pela atenção e carinho que recebeu do presidente no evento de Natal dos Catadores, Francisco diz que também pode ser presidente.

Aline Sousa

Aline Sousa, de 33 anos, é catadora de materiais recicláveis e passou a faixa presidencial para Lula
Aline Sousa, de 33 anos, é catadora de materiais recicláveis e passou a faixa presidencial para Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)
 

Aline Sousa é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos, sendo a 3ª geração da profissão na família — sua mãe e avó materna são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de seis filhos, em 2012, ela foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e, três anos depois, a primeira presidente da entidade. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Cacique Raoni

O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

O cacique Raoni Metuktire dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz. Tem 90 anos e segue engajado na causa.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha

O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues, de 36 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues, de 36 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

Aos 36 anos, é metalúrgico desde os seus 18 anos. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos. Formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do Senai da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Ele também é DJ em um grupo de rap chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta por meio da música.

Murilo de Quadros Jesus

O professor Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
O professor Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

É professor, tem 28 anos, é formado em Letras Português e Inglês (UTFPR). Morador de Curitiba, Murilo atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.

Jucimara Fausto dos Santos

A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

Mora em Maringá, Paraná. É cozinheira e foi em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre que ela foi chamada para fazer pão. Cozinhou lá durante dez meses. Hoje, trabalha para a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e faz pães para doação.

Ivan Baron

Ivan Baron é ativista anticapacitista e subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
Ivan Baron é ativista anticapacitista e subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

O jovem potiguar teve meningite viral, doença que causou a sua paralisia cerebral, aos três anos de idade.

Flávio Pereira

O artesão ativista Flávio Pereira, de 50 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
O artesão ativista Flávio Pereira, de 50 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (foto: Equipe Lula/Divulgação)

Tem 50 anos e mora em Pinhalão, no Paraná. Ele é artesão e esteve na vigília Lula Livre nos últimos 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.

Bônus

Resistência

A cadela Resistência também subiu a rampa do Palácio do Planalto. A cachorrinha tem 4 anos e foi adotada por Janja quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018. Sem raça definida e sem um tutor, ela ficava no acampamento em frente ao presídio em que o presidente estava.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Ivan Baron é ativista anticapacitista e subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    Ivan Baron é ativista anticapacitista e subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues, de 36 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues, de 36 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • O professor Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    O professor Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • O menino preto Francisco subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    O menino preto Francisco subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • Aline Sousa, de 33 anos, é catadora de materiais recicláveis e passou a faixa presidencial para Lula
    Aline Sousa, de 33 anos, é catadora de materiais recicláveis e passou a faixa presidencial para Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
  • O artesão ativista Flávio Pereira, de 50 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula
    O artesão ativista Flávio Pereira, de 50 anos, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula Foto: Equipe Lula/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE