Novo governo

Rui Costa toma posse na Casa Civil: "Muito diálogo com o STF e Judiciário"

Ministro prometeu também "diálogo intenso com o setor produtivo, com a sociedade", e destacou que Lula quer se reunir com os governadores ainda em janeiro

Ingrid Soares
postado em 02/01/2023 12:16 / atualizado em 02/01/2023 12:17
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), tomou posse nesta segunda-feira (2/1) em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Durante discurso, ele cumprimentou a esposa e filhos presentes e destacou que buscará "diálogo com o STF (Supremo Tribunal Federal) e Judiciário".

"Vamos buscar muito dialogo com o STF e Judiciário para destravar ações judicializadas para que o Brasil possa gerar renda", afirmou.

O ministro-chefe da Casa Civil relatou também ter pedido a retirada do termo "chefe" do cargo. "Será ministro da Casa Civil da Presidência da República porque acreditamos que ninguem faz nada sozinho. Não é com relação de chefe, mas de cooperação". E prometeu ainda "diálogo intenso com o setor produtivo, com a sociedade", destacando que Lula quer se reunir com os governadores ainda em janeiro.

  • Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA) tomou posse nesta segunda-feira (2) Ed Alves/CB/DA.Press
  • Petista Rui Costa tomou posse em uma cerimônia no Palácio do Planalto Ed Alves/CB/DA.Press
  • Petista Rui Costa tomou posse em uma cerimônia no Palácio do Planalto Ed Alves/CB/DA.Press
  • Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA) tomou posse nesta segunda-feira (2) Ed Alves/CB/DA.Press

1º de janeiro

Sobre a posse de Lula ocorrida neste domingo, Rui reforçou a expectativa nacional e mundial: "Mesmo aqueles que não votaram nele estão esperançosos de que ele vai melhorar o nosso país". "Pela presença de chefes de Estado do mundo, diria que o mundo todo tem uma expectativa no Brasil, no presidente Lula, de retomada do Brasil", emendou, citando a relevância do país no cenário mundial.

Segundo Costa, o povo brasileito votou em Lula porque "quer paz". E citou o slogan do governo PT, "o slogan que ele escolheu "união e reconstrução". Essas serão as duas palavras que simbolizarão esse governo. Unir o Brasil, os diferentes. Intensificar o debate, buscar a síntese, consenso".

O senador Jaques Wagner, que será o líder do governo PT no Senado, caracterizou a posse de Costa como um “momento de muita alegria”.

“É um momento importante da trajetória que a gente vem fazendo. Essa foi a nossa quinta vitória, vamos para 20 anos de luta política. Entendo a indicação de Lula por Rui Costa para ficar à frente da Casa Civil como uma responsabilidade muito grande. Está carregada de reconhecimento e agradecimento de Lula. Não é um presente individual, é uma missão para Rui Costa. Mas creio que a indicação é uma referência à trajetória que tivemos. É o berço político que o presidente Lula tem no Nordeste."

O senador também elogiou a posse de Lula, afirmando ter acontecido da "maneira mais bonita, sem nenhum tipo de incidente ou acidente".

Ontem, após a solenidade de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou conjuntamente os 37 ministros que comporão a nova Esplanada dos Ministérios de seu governo.

Quem é Rui Costa

Rui Costa é economista formado pela Universidade Federal da Bahia, foi governador do estado, eleito em 2014 e reeleito em 2018. Foi secretário de Relações Institucionais no governo de Jaques Wagner.
Nascido em Salvador, tem 59 anos.

Iniciou sua carreira política no movimento sindical ainda na década de 1980, no Polo Petroquímico de Camaçari. Foi vereador de 2000 a 2007. Três anos depois foi eleito deputado federal, mas licenciou-se para assumir o cargo de secretário da Casa Civil da Bahia, em janeiro de 2012. Durante toda sua trajetória pública, sempre manteve o Partido dos Trabalhadores como sua única legenda.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Ele prometeu ainda "diálogo intenso com o setor produtivo, com a sociedade" e destacou que Lula que, ainda em janeiro, se reunir com os governadores.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE