NOVO GOVERNO

Rui Costa diz que desenvolvimento vai "abraçar causa ambiental" no governo Lula

O ministro da Casa Civil afirma que o Ministério do Meio Ambiente participará do processo decisório da criação de projetos de desenvolvimento

Talita de Souza
postado em 03/01/2023 00:17 / atualizado em 03/01/2023 00:18
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é o entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (2/1) -  (crédito: Reprodução/TV Cultura)
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é o entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (2/1) - (crédito: Reprodução/TV Cultura)

Os projetos de desenvolvimento criados no governo Lula serão acompanhados de perto pelo Ministério do Meio Ambiente, afirma o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). De acordo com o chefe da pasta, a gestão vai “abraçar a causa ambiental” e “trazer o Meio Ambiente para dentro do processo decisório” na construção de iniciativas de desenvolvimento nacional.

“O presidente ao definir Marina quis, nacionalmente e internacionalmente, reafirmar o seu compromisso com a agenda ambiental não só no Brasil, mas no planeta”, declarou. “Então iremos abraçar a causa ambiental, iremos trazer o meio ambiente para dentro do processo decisório, ao invés de ele ser o patinho feio que nega tudo ou cria dificuldades sobre tudo”, acrescentou.

A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (2/1), para o qual Rui é o convidado da noite. O comentário surgiu após ser questionado por Vera Magalhães, que media a entrevista, se Marina Silva enfrentaria dificuldades ao impor que a política verde seja prioridade no governo.

“Já dialoguei e vou dialogar de forma intensa com a Marina, trazendo o Ministério do Meio Ambiente para acompanhar os projetos desde o início. Assim, poderá influenciar em alterações desde a concepção inicial. Portanto, quando o ministério receber o projeto para avaliar, ele já vai conhecer”, pontua.

Para Rui, o ministério vai apontar caminhos para projetos necessários serem viabilizados e não barrados. “Ele estará junto conosco, apresentando soluções e os melhores caminhos, garantindo a sustentabilidade dos projetos. Substituiremos o "não pode" pelo "como pode": qual é a solução ambiental que viabilize os projetos do Brasil”, diz.

“Tenho absoluta certeza de que a Marina e toda sua equipe serão enormes parceiros”, aposta.

O programa que recebe Rui Costa é apresentado pela jornalista Vera Magalhães e tem cinco entrevistadores: Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota; Fernando Exman, diretor do Valor Econômico em Brasília; a jornalista Marina Dias, da New Yorker; a repórter de política d'O Globo Jussara Soares; e a repórter especial da Folha de S.Paulo Catia Seabra.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE