NOVO GOVERNO

Rui Costa diz não descartar que Lula tente reeleição em 2026

O ministro da Casa Civil declarou que o governo está focado na gestão atual, mas que "com a energia e tesão de 20 anos" de Lula, quem sabe um novo mandato entre na pauta

Talita de Souza
postado em 03/01/2023 00:45 / atualizado em 03/01/2023 00:56
 (crédito: Sergio LIMA / AFP)
(crédito: Sergio LIMA / AFP)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, não descartou uma possível disputa pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entrevistado do programa Roda Viva desta segunda-feira (2/1), o chefe da pasta foi questionado sobre como se daria a escolha do sucessor do petista, “já que Lula não disputará reeleição”, e afirmou que não trata o assunto como “fato consumado”.

“Primeiro que vocês estão partindo de um fato consumado que o Lula não irá disputar reeleição, eu não parto desse ‘fato consumado’”, declarou o ministro. Rui disse, entretanto, que nenhum dos membros da gestão de Lula pensa, agora, em eleição.

“Não é momento, na minha opinião, de pensar em eleição. Estamos no segundo dia de governo, como é que se pode tá pensando na sucessão? O que estamos pensando é trabalhar e cuidar de gente, essa é nossa agenda”, declarou.

Para Rui, quando Lula disse que não iria se reeleger, “foi de dentro do coração dele, considerando sua trajetória, e a volta dele para consolidar a democracia no Brasil”.

“Mas, se tudo der certo, com fé em Deus dará, faremos um governo exitoso, e se ele continuar, como ele mesmo diz, com a energia e tesão de 20 anos, quem sabe ele pode fazer um novo mandato presidencial”, declara.

O programa que recebe Rui Costa é apresentado pela jornalista Vera Magalhães e tem cinco entrevistadores: Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota; Fernando Exman, diretor do Valor Econômico em Brasília; a jornalista Marina Dias, da New Yorker; a repórter de política d'O Globo Jussara Soares; e a repórter especial da Folha de S.Paulo Catia Seabra.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE