Governo Lula

Rui Costa sobre reunião ministerial: Grande passo para reconstrução do Brasil

Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), comentou ainda que o encontro entre todos os ministros e Lula será uma forma de "acolhimento" dos novos dirigentes da Esplanada

Ingrid Soares
Rosana Hessel
postado em 05/01/2023 16:39 / atualizado em 05/01/2023 16:41
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), comentou nesta quinta-feira (5/1) sobre os preparativos da primeira reunião ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para amanhã, às 9h30, no Palácio do Planalto.

Segundo ele, o encontro deverá reunir os 37 dirigentes da Esplanada e tem como objetivo discutir diversos temas, como a relação com o Congresso, sociedade, além de colher sugestões de cada ministério para os primeiros 100 dias de governo. Segundo Costa, será ainda uma forma de “acolhimento” dos novos ministros, caracterizando a iniciativa de “grande passo” na gestão petista para a união e reconstrução do Brasil.

O ministro relatou ainda que a Casa Civil fará uma apresentação e coordenará os ministérios que possuem obras em andamento para analisar as que podem ser retomadas. “Vai ser na forma de um acolhimento desses novos ministros, dar a partida no início do governo. Tem uma fala e apresentação por conta da Casa Civil, das ações de coordenação do governo, das primeiras ações de coordenação da Casa Civil, de coordenar os ministérios que têm obras, ver o andamento, saber como está a situação, ver aquelas que podem ser retomadas rapidamente, concluídas. Aquelas que podem ser concluídas fazemos uma avaliação inclusive da composição.”

Costa reforçou ainda que Lula pretende se reunir com os 27 governadores do país ainda em janeiro.
“Ver também como é que estão as ações do governo, como é que se constrói uma boa relação federativa. Lula está convocando reunião de governadores para o dia 27 de janeiro, já no primeiro mês. Como é que vai ser a relação com o Congresso, com a sociedade, conversar um pouco sobre medidas que cada ministério está analisando a partir dos 100 dias, a partir dos relatórios, do GT de transição. É um grande passo de início de governo. É um grande passo para que o Brasil volte a se unir e seja reconstruído sob a liderança do presidente Lula”, concluiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE