Articulação

Zeca Dirceu será o líder do PT na Câmara dos Deputados

Zeca Dirceu venceu disputa com Lindbergh. O filho de José Dirceu faz parte do grupo interno conhecido como Construindo um Novo Brasil (CNB), ala majoritária do PT

Raphael Felice
postado em 05/01/2023 21:03
 (crédito:  Gustavo Bezerra//Agência PT)
(crédito: Gustavo Bezerra//Agência PT)

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) será o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados a partir do início da próxima legislatura, em 1º de fevereiro. Apesar de uma disputa interna com uma ala menor da legenda que queria Lindbergh Farias (PT-RJ) na liderança da bancada, o filho do ex-ministro José Dirceu foi escolhido de forma unânime, em reunião nesta quinta-feira (5/1)

Zeca Dirceu faz parte do grupo interno conhecido como Construindo um Novo Brasil (CNB), ala majoritária do PT, que possui quadros como o atual líder, o deputado Reginaldo Lopes (MG). Como o grupo possui bom trânsito com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a estratégia petista é começar com deputados do grupo CNB para pleitear melhores negociações à mesa diretora da Casa e nas comissões a partir de 2025.

A reunião também já definiu as próximas lideranças, uma vez que o PT costuma alternar o líder a cada ano. Em 2024 o líder petista será Odair Cunha, que também é do CNB. A partir de 2025, ficou acordado que o grupo minoritário terá a liderança. A tendência é que sejam Lindbergh (2025) e Pedro Uczai (2026), mas também são debatidos nomes como Rogério Correia (MG) e Helder Salomão (ES).

Durante as negociações para a aprovação da PEC da Transição no fim do ano passado, integrantes do CNB saíram em defesa de Lira quando surgiu a informação de que o presidente da Casa teria pedido uma indicação ao Ministério da Saúde para o Centrão em troca de apoio à PEC. Segundo deputados petistas, o pedido teria sido feito pelo Republicanos, que buscou o deputado do PP como intermediário para conseguir a indicação.

O desacordo entre PT e Republicanos foi exposto quando o partido do Centrão se colocou contrário à aprovação da PEC. Foram 37 votos contrários à aprovação da medida, entre eles, o do presidente do partido, o deputado Marcos Pereira (SP).

Com Pereira distante, há um acordo no PT para apoiar um nome do Republicanos para a vice-presidência da Casa, e assim, trazer o presidente da legenda para a base aliada do governo federal.

Lideranças

Lula já escolheu para as lideranças do governo. Na Câmara, o líder será o deputado federal José Guimarães (PT-CE). No Senado o escolhido foi o senador Jacques Wagner (PT-BA). O líder do Congresso será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A liderança do PT no Senado ainda em discussão, mas a tendência é que Fabiano Contarato (PT-ES) assuma o posto. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE