atos terroristas

Parlamentares pedem criação de CPI para investigar ataques na Esplanada

A proposta com maior número de apoiadores até o momento é da senadora Soraya Thronicke

Raphael Felice
postado em 08/01/2023 22:50 / atualizado em 08/01/2023 22:50
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Lideranças do Congresso Nacional articulam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a invasão e destruição das sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, neste domingo (8/1).

As investigações devem ocorrer de forma semelhante ao feito por congressistas americanos, que investigaram e estão punindo manifestantes que invadiram o Capitólio, sede do Legislativo dos Estados Unidos, em 6 de janeiro 2021. 

Diferentes lideranças do Senado Federal manifestaram a intenção de colher assinaturas para a instalação de uma CPI dos atos antidemocráticos. A senadora Soraya Thronicke (União-MS), anunciou a intenção da abertura de um inquérito para investigar os ataques terroristas.

Em um grupo de WhatsApp de senadores, a proposição de Soraya passou a ganhar apoio de nomes como Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Marcos do Val (Podemos-ES), que assim como Soraya, é um político de direita.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também anunciou nas redes sociais a intenção de criar uma CPI.

“A situação não admite tolerância ou ingenuidade. Eu e o senador Randolfe Rodrigues. Estamos propondo uma CPI para apurar as responsabilidades sobre o mais grave ataque contra a democracia brasileira. Assim como foi no Capitólio. Eles não passarão”, disse Calheiros.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE