ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Perfis nas redes sociais ajudam a identificar terroristas em Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério Público Federal também divulgaram canais para o envio de denúncias. No domingo, extremistas vandalizaram patrimônios públicos

Aline Gouveia
postado em 09/01/2023 15:52 / atualizado em 09/01/2023 15:53
 (crédito: Reprodução/Instagram/@contragolpebrasil)
(crédito: Reprodução/Instagram/@contragolpebrasil)

Após os atos de teor golpista promovidos por apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (8/1), perfis nas redes sociais estão ajudando na identificação dos bolsonaristas que invadiram e vandalizaram os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. O deputado federal André Janones (Avante-MG) divulgou o perfil do Instagram chamado 'Contragolpe Brasil', que já acumula mais de 800 mil seguidores e 169 publicações.

"Ajudem a identificar os golpistas", escreveu o parlamentar no Twitter. A página em questão não tem um autor identificado. De acordo com a descrição do perfil, o objetivo da iniciativa é a "identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil". Desde a tarde de domingo, o perfil vem publicando fotos e nomes de bolsonaristas que estiveram na Praça dos Três Poderes. Os registros são capturados dos vídeos gravados pelos próprios extremistas nas redes sociais.

O youtuber Felipe Neto também está engajado na identificação dos responsáveis por atos terroristas em Brasília. No domingo (8/1), pelo Twitter, ele pediu para que os seguidores enviassem fotos dos rostos dos envolvidos no atentado contra a democracia. A postagem alcançou mais de 9 milhões de visualizações e 150 mil comentários. Segundo Felipe, a lista com os nomes será entregue ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ao ministro Flávio Dino.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também criou uma canal de denúncias. "Além das investigações que estão em andamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail denuncia@mj.gov.br para receber informações sobre atentados terroristas", informou o ministro Flávio Dino.

Além disso, o Ministério Público Federal também receberá denúncias para ajudar na identificação de participantes e organizadores dos atos de vandalismos dos prédios públicos dos Três Poderes. "É possível enviar vídeos, links, fotografias e prints de redes sociais; informações serão analisadas em regime de prioridade", informou o órgão.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE