JUSTIÇA

Aras pede ao STJ investigação contra Ibaneis após ataques golpistas

Petição foi encaminhada por Aras aos ministros do STJ. Tribunal é responsável por apurar eventuais crimes praticados por chefes de Executivos

Pablo Giovanni*
postado em 09/01/2023 18:41 / atualizado em 09/01/2023 18:41
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou um pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para abrir investigação contra o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) sobre os atos de terroristas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, no domingo (8/1).

A petição foi encaminhada aos ministros da Corte, que são responsáveis por julgar eventuais crimes praticados por chefes de Executivos. Segundo apurou o Correio Braziliense, o processo foi colocado sob sigilo de Justiça. Conforme determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, Ibaneis está afastado do cargo por 90 dias. Celina Leão (PP) é a governadora em exercício.

O martelo para que fosse decretada a investigação contra o chefe do Executivo local foi batido em reunião com todos os representantes do Ministério Público Federal (MPF). O Correio apurou que apesar do pedido, Aras quer investigar de maneira imparcial.

MDB-DF sai em defesa

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no DF saiu em defesa do governador Ibaneis Rocha, do mesmo partido. Em nota, o diretório regional fez críticas aos atos de vandalismos na Praça dos Três Poderes no domingo (8/1), mas repudiou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em determinar o afastamento do chefe do Executivo local. Ao mesmo tempo, Ibaneis é alvo de articulações de figuras importantes da sigla para uma eventual expulsão.

Na nota, a comissão executiva do partido discorda da decisão, que representa uma “intervenção contra a autonomia política e administrativa do DF, sem a devida apuração dos fatos”. Ainda na nota, a sigla diz que Ibaneis foi eleito nas urnas, e que a determinação de Moraes contraria a vontade da população. “O MDB/DF espera que seja restabelecida a ordem democrática, com o retorno imediato do governador Ibaneis Rocha ao cargo, e a apuração rigorosa dos fatos, com punição dos culpados”, conclui o documento.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE