Extremistas

PF faz operação no RJ contra suspeitos de financiar atos golpistas

Agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. As investigações também buscam apurar lideranças e financiadores dos atos de vandalismo em Brasília

Francisco Artur
postado em 16/01/2023 10:52 / atualizado em 16/01/2023 10:58
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, nesta segunda-feira (16/1), em Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. As ações da PF fazem parte da operação Ulysses que visa apurar líderes, financiadores e pessoas que participaram de atos terroristas realizados desde o resultado das eleições do ano passado que consagraram a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo a corporação, entre os atos extremistas, as investigações da Operação Ulysses irão abranger manifestações de bloqueio de rodovias que transpassam o município de Campos dos Goytacazes, a organização das manifestações vistas em frente aos quartéis do Exército na cidade e, por último, a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que desencadearam a depredação dos prédios públicos e dos atentados contra os prédios dos Três Poderes ocorridos no último dia 8, em Brasília.

Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos. Além disso, com o cumprimento dos mandados judiciais nesta segunda, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, será possível identificar eventuais outros partícipes/coautores na empreitada criminosa.

Os crimes investigados são de Associação Criminosa, Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito e Incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE