A favor da democracia

Parlamento Europeu condena ataques terroristas em Brasília

Segundo o documento, aprovado por 319 votos a 46, os deputados da União Europeia pedem que Jair Bolsonaro e seus apoiadores aceitem o resultado das eleições

Victor Correia
postado em 20/01/2023 11:42 / atualizado em 20/01/2023 11:45
 (crédito: Ton Molina/AFP)
(crédito: Ton Molina/AFP)

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução que condena os ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília, perpetrados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto foi aprovado na quinta-feira (19/1) por 319 votos favoráveis e 46 contra. Apesar de não ter força de lei, ele aumenta o isolamento internacional do ex-chefe do Executivo.

“O Parlamento expressa solidariedade com o presidente democraticamente eleito Lula da Silva, com seu governo e com as instituições brasileiras e condena nos termos mais fortes as ações criminosas perpetradas pelos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, insistindo que eles aceitem o resultado democrático das eleições”, disseram os deputados em nota.

Os parlamentares também destacaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), de incluir Bolsonaro nas investigações dos atos antidemocráticos, e citaram o “aumento internacional do fascismo, do racismo e do extremismo”.

“Os eventos em Brasília, a invasão do capitólio americano em 2021 de janeiro, e as prisões em dezembro de 2022, na Alemanha, de 25 pessoas que tentaram restabelecer o Reich Alemão estão conectados ao aumento internacional do fascismo, do racismo e do extremismo”, alertou o Parlamento Europeu. “Os deputados ressaltam a importância de se regular as plataformas de mídias sociais para prevenir a desinformação e os discursos de ódio”, acrescentou.

A resolução será enviada ao governo brasileiro.

Parlamento Europeu condena ataques terroristas em Brasília
Parlamento Europeu condena ataques terroristas em Brasília (foto: Daina Le Lardic/Parlamento Europeu)
 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE