ARTICULAÇÃO

PSD, MDB e União avançam em apoio a Pacheco para presidência do Senado

Decisão que favorece Rodrigo Pacheco foi tomada nesta quarta-feira (25/1) durante reunião entre caciques das siglas no Senado

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 25/01/2023 21:21 / atualizado em 25/01/2023 21:34
 (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (25/1), MDB, PSD e União Brasil decidiram que estarão juntos no bloco que objetiva reconduzir Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado. Também estão na disputa ao cargo Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Formalmente, as três candidaturas não foram apresentadas. 

No União Brasil, o número de votos em Rodrigo Pacheco está em discussão, afirmaram fontes do União Brasil e do MDB ouvidas pelo Correio após o encontro em que estiveram o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP); o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga; Renan Calheiros (MDB-AL); e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O grupo ainda espera alcançar entre 5 e 7 votos do PL pela permanência de Pacheco no cargo.

Horas após a reunião, Renan Calheiros — que já foi presidente do Senado mais de uma vez — declarou que vê favoritismo de Rodrigo Pacheco para reeleição. O pleito acontece no dia 1º de fevereiro, com votação secreta. Será declarado vencedor quem chegar a pelo menos 41 votos.

Ao todo, há 81 votantes. As investidas de Rodrigo Pacheco para a continuidade no cargo estão em processo decisivo, faltando nesta quarta exatamente uma semana para o pleito. O senador — que apesar do recesso parlamentar está em Brasília — tem recebido na Residência Oficial da Casa, nos últimos dias, aliados para consolidar uma costura que o renove no posto mais poderoso do Legislativo.

Envoltos na discussão estão também o cenário político nacional, sobretudo após o 8 de janeiro, e as eleições municipais a serem realizadas em 2024. O PP é outra sigla que deve rachar, em razão de acordos que buscam a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. Jaques Vagner, líder do governo no Senado, trabalha para garantir a vitória a Rodrigo Pacheco.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE