ATOS GOLPISTAS

8 de janeiro: câmeras do STF mostram recuo da Polícia Militar do DF

Os registros mostram cerca de 22 policiais inertes ao avanço dos bolsonaristas. Imagens mostram que os policiais chegaram a se abrigar em ônibus enquanto golpistas seguiam para o STF

Talita de Souza
postado em 25/01/2023 20:31 / atualizado em 25/01/2023 20:49
Durante o avanço dos invasores, policiais que estavam na contenção entraram no ônibus da PMDF -  (crédito: STF/Divulgação)
Durante o avanço dos invasores, policiais que estavam na contenção entraram no ônibus da PMDF - (crédito: STF/Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta quarta-feira (25/1), imagens captadas pelas câmeras de segurança da sede da Corte, na Praça dos Três Poderes, que mostram a ação de bolsonaristas extremistas que depredaram prédios públicos da capital federal, em 8 de janeiro. Nos registros, é possível perceber um recuo de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no esforço de conter os golpistas.

Confira as gravações:  

Em um primeiro vídeo, captado pelas câmeras externas do STF, é possível ver uma contenção da PMDF para que os invasores não descessem a via que dá acesso à Praça dos Três Poderes e, por consequência, ao Supremo. O bloqueio é feito por um ônibus da PMDF e, posteriormente, de uma espécie de carro forte da corporação — há ainda grades que fechavam a parte da pista que os carros não cobriam.

Há ainda duas viaturas e cerca de 22 policiais do lado de trás da barreira. Segundos depois, os dois veículos de grande porte se movem do bloqueio, inclusive um deles passa por cima da grade que impedia o acesso. Com o caminho livre, os manifestantes começam a se movimentar, calmamente. Primeiro se ajoelham, depois começam a avançar.

Os agentes começam a entrar no ônibus e o carro forte avança mais um pouco na pista. Não há nenhum policial na linha de frente para conter ou ao menos repreender, verbalmente, os golpistas. A câmera mostra, também, cerca de 10 policiais parados, dentro de seis viaturas no estacionamento do STF, que observam a cena. 

Os extremistas avançam até onde estão os carros e, sem serem repreendidos, ultrapassam os veículos e descem a via rumo ao STF. Minutos depois, o prédio do Supremo já era depredado pelos golpistas.

A atuação da PMDF já havia sido classificada como falha e omissa pelo STF logo após os atos golpistas, o que resultou na exoneração do ex-comandante da corporação, Flavio Augusto Vieira, em 9 de janeiro, feita pelo interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Capelli. Um dia depois, em 10 de janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão de Augusto.

Em depoimento, o militar afirmou que recebeu informações da inteligência da PM que os atos seriam pacíficos e que cumpriu o plano de atuação estabelecido pelas forças de segurança do DF e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em frente ao STF, policiais abandonam formação e enfraquecem bloqueio

Outro vídeo gravado pelas câmeras do Supremo mostram o momento em que grande parte dos golpistas já desceram a via de acesso ao órgão. No local, há cerca de 26 policiais. 22 estavam posicionados em uma espécie de barreira humana.

Pouco depois, no entanto, os policiais deixam a posição de guarda e chegam a correr do local. Permanecem, então, apenas 11 agentes na barreira contra centenas de extremistas. Veja:

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE