ATOS ANTI DEMOCRÁTICOS

PGR denuncia mais 225 pessoas por participação nos ataques aos Três Poderes

Caberá ao plenário do STF decidir se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 30/01/2023 18:20 / atualizado em 30/01/2023 18:21
 (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta segunda-feira (30/1), mais 225 envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Segundo a PGR, os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal, após a audiência de custódia e a decretação das prisões preventivas.

Eles são acusados pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.

Ao todo, já foram denunciados 479 pessoas pela PGR e, segundo o G1, uma das denuncias está em segredo de Justiça. O MPF também denunciou 150 suspeitos que estavam no acampamento golpista; 54 que foram detidos no acampamento que ficava em frente ao QG; 39 pessoas que invadiram Senado; 5 envolvidos em ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF); e 5 suspeitos de depredação na Câmara dos Deputados.

Agora, caberá ao plenário do STF decidir se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus. Ainda não há data marcada para a análise.

As denúncias são assinadas pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE