Justiça

PGR denuncia mais 150 envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro

Com a mais nova leva, chega a 254 o número de participantes dos ataques aos Três Poderes que foram denunciados pela PGR

Victor Correia
postado em 27/01/2023 17:38 / atualizado em 27/01/2023 17:39
 (crédito: Ed Alves/CB D.A. Press)
(crédito: Ed Alves/CB D.A. Press)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (27/1) outras 150 pessoas que participaram dos ataques terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Os denunciados, que foram presos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no dia seguinte aos atos, são acusados de associação criminosa e incitação ao crime por provocar animosidade entre as Forças Armadas e os Três Poderes.

Ao todo, a PGR denunciou 254 participantes dos atos golpistas, sendo esta a mais recente leva. As denúncias são assinadas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, e narram a sequência dos acontecimentos. 

Segundo Santos,  o acampamento em frente ao QG continha “uma evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos extremistas. O local tinha barracas que funcionavam como cozinha, banheiros e até um centro com equipamentos para a realização de lives e gravação de conteúdos golpistas. Havia ainda uma feira, transporte, teatro de fantoches, massoterapia e assistência religiosa e psicológica.

O documento que acompanha as denúncias não descarta que outros crimes sejam imputados aos suspeitos, com a possibilidade de aditar as denúncias ou oferecer novas. Santos cita ainda que não é possível denunciar os envolvidos por terrorismo, e frisa que o ato deve ser caracterizado por razões de xenofobia, discriminação, preconceito de raça, cor, etnia ou religião. O subprocurador diz ainda que o Ministério Público Federal (MPF) não pode oferecer acordo de não persecução pena, já que os crimes tinham como objetivo a tomada violenta do Estado Democrático de Direito.

MPF solicita ainda, além da condenação dos 150 denunciados, que eles sejam condenados a pagar indenização mínima, "ao menos em razão dos danos morais coletivos evidenciados pela prática dos crimes imputados". O MPF também pede a continuidade das investigações, com oitiva de testemunhas, que devem ser ouvidas em blocos de 30. O pedido decorre do grande número de envolvidos e tem o propósito de agilizar os próximos passos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE