Relações Exteriores

Chanceler da Alemanha após reunião com Lula: 'queremos avanços no 'UE-Mercosul'

Lula e Olaf Scholz se reuniram nesta segunda-feira (30/1) no Palácio do Planalto

Agência Estado
postado em 30/01/2023 21:22
 (crédito: Sergio Lima/AFP)
(crédito: Sergio Lima/AFP)

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou que tanto o Brasil quanto seu país desejam avanços no acordo comercial União Europeia-Mercosul, hoje travado na etapa de ratificação pelos países-membros do bloco europeu.

"Lula e eu concordamos que UE-Mercosul precisa de rápido avanço", declarou Scholz no Palácio do Planalto, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O acordo deve favorecer a cooperação tecnológica e industrial", avaliou.

De acordo com o líder alemão, é preciso haver uma união das democracias globais para condenar a invasão da Ucrânia, que foi tema da bilateral com Lula. O presidente brasileiro, porém, apesar de ter chamado a guerra de um "erro" da Rússia, salientou sua posição de que "quando um não quer, dois não brigam", segundo ele mesmo disse na coletiva de imprensa no Planalto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE