presidência do Senado

Renan defende que clima no Senado não dá espaço para vitória de Marinho

Ex-presidente da Casa por quatro vezes, parlamentar é um dos estrategistas da campanha pela recondução de Pacheco à presidência do Senado. Senador conversou em seu gabinete com o Correio

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 30/01/2023 23:10
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

Um dos principais estrategistas da campanha de recondução de Rodrigo Pacheco (PSD) à presidência do Senado Federal, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) utiliza da habilidade de quem já foi quatro vezes presidente da Casa para levar o parlamentar eleito por Minas Gerais novamente ao posto mais importante de todo Congresso Nacional. Pacheco vai para o confronto com Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-RN), este com chances de alcançar vitória beirando o nulo.

Calheiros conversou na noite desta segunda-feira (30/1) com o Correio. Na entrevista, o alagoano afirmou que a expectativa dele que Pacheco tenha 55 votos, defendeu a reforma tributária e discussão sobre âncora fiscal e teceu críticas à candidatura de Marinho. "[...] a candidatura dele é uma candidatura errada no momento errado".

O senhor está trabalhando com afinco pela recondução de Pacheco. Por quê?

Estou ajudando, e o MDB está dedicado. Ele é franco favorito, e isso é bom. Espero que esse Senado mais pacificado tenha na reeleição do Rodrigo um momento para avançar.

Essa pacificação é o que está pautando a eleição da Casa neste ano?

Acho que precisamos ter uma pauta do Legislativo que não conflite com a do Executivo, mas uma pauta em que o Legislativo também tenha rumos com relação ao aprimoramento institucional e às prioridades da economia, como a reforma tributária.

O senhor falou semana passada em 50 votos ao presidente Pacheco. Mantém esse número?

A expectativa é de que o Rodrigo tenha 55 votos, um pouco mais ou um pouco menos. Acredito que terá em torno de 5 votos do PL, 3 ou 2 do PP, de maneira com os demais que ele já tem chegar facilmente a 55 votos. Pode ser 57, 53. Estava havendo um probleminha no PSD, mas acho que já foi resolvido. Sempre tem gente querendo cavar espaço. O MDB está apoiando porque tem muito a questão democrática e institucional envolvida nesta eleição. Nós temos o vice-presidente, e seria muito importante se ele se mantivesse. Há postulação de outros partidos, mas é natural.

O senhor vem inclusive defendendo o chamado princípio da recondução natural... O que seria?

É um princípio mais amplo o da recondução natural. A reeleição é mais ampla que uma eleição. O (Davi) Alcolumbre, por exemplo, está dentro do princípio da reeleição. Não estamos postulando nada. Queremos agregar. A reeleição do Rodrigo não é a eleição do Rodrigo puramente. É a eleição majoritariamente das pessoas que ocupam cargos da correlação de forças que estava governando na prática.

Mas na Câmara não funciona assim...

Nós tivemos uma distorção muito grande da representação parlamentar com o Orçamento Secreto. Então, o que estamos vendo nas Casas são resquícios do que aconteceu com relação à transformação do orçamento que deveria ser público em privado. Nós ainda vamos experimentar esse dissabor um período pela frente.

Ou seja: o senhor defende que a composição anterior do Senado é importante... Por quê?

Acho que o Marinho está muito ligado ao que há de pior do governo (Jair) Bolsonaro, em que pese o respeito que eu tenho por todos os senadores eleitos, mas acredito que a candidatura dele é uma candidatura errada no momento errado.

Por quê?

Pela proximidade com o governo anterior, marcado sobretudo por mentiras, por ódio, pelo negacionismo, pelo genocídio, pela tentativa de golpe recentemente.

O senhor acredita que a base do presidente Lula precisa tentar "enterrar" o governo Bolsonaro?

Acho que o Bolsonaro precisa ser investigado. Essas investigações precisam ter continuação. Defendo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que, a exemplo do que Judiciário e Executivo vêm fazendo, o Legislativo faça sua parte.

Mas o presidente Lula e nomes do governo já declararam não ser um bom momento para CPI...

Eu vou conversar com todo mundo, inclusive com o presidente Lula. Porém, acho que a melhor maneira de garantir uma audiência para esse golpe que não pode voltar a acontecer é por meio de uma CPI.

Há por parte de Marinho também a vontade de instalar uma CPI para o 8 de janeiro. Esse confronto de vontades acabaria como no ano passado, com a CPI do MEC, que não foi para frente?

Ano passado era uma circunstância nova, porque todos estávamos em período eleitoral. Não é comum fazer uma CPI no período eleitoral. Mas nada grave pode ficar sem investigação.

O senhor se encontrou semana passada com Pacheco, Alcolumbre, Eduardo Braga. Encontrou-se nesta segunda-feira novamente à tarde e à noite. O que precisa ser azeitado com os mesmos senadores?

É natural que nestes momentos a gente converse mais. Estávamos todos desmobilizados, nos estados. Voltamos a Brasília. Então, é importante conversar para mantermos uma direção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE