ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Renan Calheiros defende extradição e prisão preventiva de Jair Bolsonaro

O senador disse ainda que foi enganado por Augusto Aras e que vai pedir expulsão de Ibaneis Rocha do MDB

Jéssica Andrade
postado em 09/01/2023 14:38
 (crédito: Agência Brasil)
(crédito: Agência Brasil)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) defendeu a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o ex-mandatário deve ser investigado não apenas por suas ações durante a pandemia da covid-19, mas também por atitudes como pedir o fechamento do STF.

“É preciso, imediatamente, fazer a extradição do Bolsonaro para o Brasil, para que ele responda por todos os crimes que cometeu, e não apenas com relação às vítimas da covid-19. Em todos os momentos, o Bolsonaro foi esse que está aí: fugiu na hora H, quando estava para se deflagrar a invasão à sede dos Três Poderes”, disse o ex-presidente do Senado, em entrevista ao UOL News, na manhã desta segunda-feira (9/1).

À CNN, Calheiros afirmou que vai formular uma petição para que o ex-presidente seja formalmente investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, que seja considerado fugitivo da Justiça brasileira até que venha dar esclarecimentos à Justiça. E, caso Bolsonaro não venha, vai pedir a prisão preventiva dele.

Renan Calheiros classificou os atos terroristas que depredaram o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e a sede do Superior Tribunal Federal (STF) como “inimagináveis”.

Jair Bolsonaro viajou para os Estados Unidos dias antes do fim de seu governo. Da Flórida, o ex-presidente se esquivou da responsabilidade pelos atos de terrorismo ocorridos em Brasília neste domingo e rebateu as acusações do presidente Lula (PT) de ser o responsável pelo movimento golpista existente no Distrito Federal.

Renan Calheiros disse, ainda, que foi enganado pelo procurador-geral da República Augusto Aras e que vai pedir o impeachment dele por agir em defesa de interesses que beneficiariam Jair Bolsonaro e seus apoiadores

“Fui enganado. Ele repetiu que seria isento na questão dos encaminhamentos que seriam tomados pela CPI e fez tudo diferente. Até passou o ano dizendo que não tinha as provas que a CPI havia juntado. Ele não pode nos enganar novamente. Defendo o impeachment do procurador-geral da República porque ele é um reincidente na prevaricação”.

Calheiros avaliou ainda a atuação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do mesmo partido que ele, e disse que quer a expulsão de Ibaneis do MDB. “Agiu em benefício de terroristas”.

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Sou do mesmo partido, mas vou defender que ele seja expulso do MDB pelos males que praticou, não apenas neste final de semana. Ele vem praticando em benefício do Bolsonaro e desses terroristas há bastante tempo”, apontou Renan Calheiros.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE