Jornal Correio Braziliense

atos terroristas

Iphan vai avaliar destruição do patrimônio após ataque terrorista

Em nota à imprensa, ministra da Cultura afirma que o patrimônio brasileiro foi "barbaramente" atacado e anuncia ações para avaliar tamanho do estrago

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, repudiou os atos de vandalismo e terrorismo feito por bolsonaristas radicais contra o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8/1).

A chefe da pasta ressaltou que o patrimônio material e imaterial do Brasil foi "barbaramente atacado”. Margareth afirmou que está cumprindo determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinou o início imediato de uma força-tarefa do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, para avaliar o tamanho da destruição causada pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não aceitam a vitória democrática de Lula nas eleições.

“Em atinência às determinações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, determinou a imediata diligência do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), nas atribuições que cabem ao órgão, para a avaliação e informação da destruição cometida nos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e demais espaços tombados”, disse a ministra.

“O mundo assiste, estarrecido, à violência do terrorismo de extrema direita contra o estado democrático brasileiro. A dilapidação do patrimônio público e da consciência livre do nosso povo não será tolerada. Os culpados serão identificados e rigorosamente punidos na forma da lei”, concluiu.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!