Jornal Correio Braziliense

Segurança

Projeto para Guarda Nacional permanente em Brasília está pronto, diz ministro

Segundo chefe da pasta da Justiça, Flávio Dino, proposta foi um pedido do presidente Lula

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, o governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília, além de atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados. A declaração foi feita na última quarta-feira (25/1).

Segundo Dino, a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Ele acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, a proposta está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação", explicou o ministro, em entrevista à TV Brasil.

Corporação independente

Ainda segundo Dino, a Guarda Nacional deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula. O ministro descartou qualquer ideia de federalizar a segurança pública do Distrito Federal, que continuará sob o comando do governo local. A ideia é que seja uma corporação civil, mas de caráter ostensivo, com ingresso por meio de concurso próprio. 

"Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo (Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. Esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir", argumentou.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!