LUTO

Políticos e autoridades lamentam morte da jornalista Glória Maria

Apresentadora morreu nesta quinta-feira (2/2) no Rio de Janeiro; causa da morte ainda não foi revelada

Jéssica Andrade
postado em 02/02/2023 10:25 / atualizado em 02/02/2023 12:07
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Autoridades e políticos lamentaram a morte da jornalista e apresentadora Glória Maria, que faleceu nesta quinta-feira (2/2). A repórter da TV Globo deixa duas filhas adolescentes. A causa da morte ainda não foi informada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que recebeu a notícia com muita tristeza.

A ministra da Igualdade Racial, Anielly Franco, expressou seus sentimentos à família. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, lembrou.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, definiu a jornalista como uma das maiores na carreira. “Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”, diz.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, também expressou sua solidariedade pela morte da apresentadora. “Uma jornalista pioneira em tudo o que fazia: primeira repórter negra da TV e primeira a entrar ao vivo em cores. Referência para todas as gerações, deixa um legado de coragem, profissionalismo e alegria”, lembrou Grass.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) reforçou que Glória Maria “fez da comunicação a sua vida” e destacou que ela exerceu praticamente todos os cargos da carreira. “O jornalismo brasileiro perde hoje um dos seus principais nomes”, reagiu a ex-atleta.

“Uma grande perda para o jornalismo e para todos os brasileiros. Descanse em paz”, lamentou a senadora Soraya Thronike (União Brasil-MS).

O ex-candidato à Presidência e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também reagiu à morte da apresentadora. “Nosso jornalismo perde hoje uma das suas maiores referências. Glória Maria foi pioneira por diversas vezes e fez história na TV. Se fazia presente diariamente nos lares brasileiros. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.

 

 

 

 

 

Glória Maria nasceu em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, e se formou em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio. Seu primeiro estágio foi no Programa do Chacrinha, na Globo, ainda nos anos 1960.

  • Gloria Maria e filhas Instagram/ reprodução
  • Glória Maria ao lado de Sérgio Chapelin, em 2013 Globo/Renato Rocha Miranda
  • Glória Maria com Roberto Carlos, em Jerusalém TV Globo / Zé Paulo Cardeal
  • Globo/Divulgação Gloria Maria na Noruega Globo/Divulgação
  • Globo/Divulgação Gloria Maria na Holanda Globo/Divulgação
  • Gloria Maria no Globo Repórter ao lado de Sandra Annemberg Globo/Raquel Cunha
  • Gloria Maria em Jerusalém TV Globo / Zé Paulo Cardeal
  • Em 2009, Glória Maria adotou as duas filhas, Maria e Laura, após temporada na Bahia Reprodução/Redes Sociais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE