A expectativa para a vitória do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) foi alcançada, nesta quinta-feira (2/2), na Câmara dos Deputados. Ele foi escolhido por 239 votos favoráveis para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Com um quórum de 493 deputados e mais dois concorrentes, os votos foram divididos em 75 votos para Soraya Santos (PL-RJ) e 174 para Fábio Ramalho (MDB-MG), além de cinco votos em branco. Agora, a votação seguirá para o Senado.
"Serei a voz da Câmara no Tribunal de Contas da União. A nossa missão é reaproximar o Parlamento Brasileiro do TCU", disse Jhonatan, após o anúncio da vitória.
O nome foi escolhido pelo presidente reeleito, Arthur Lira (PP-AL). A costura para o apoio da campanha do deputado do Republicanos ganhou tração e o apoio de um grande bloco dentro da Câmara dos Deputados, principalmente após as eleições presidenciais.
Durante a campanha eleitoral, houve um distanciamento do PT nas negociações para o nome ao TCU, em função da articulação do bloco da Bancada Evangélica, do qual o Republicanos faz parte, para o apoio fortalecido a Jair Bolsonaro (PL).
Saiba Mais
Com o resultado, lideranças trabalharam no sentido de retomar as conversas com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Na terça (31/1), o PT anunciou apoio ao deputado, com a estratégia de atrair o Republicanos para a base do governo na Casa.
Ainda assim, o nome de Jhonatan é polêmico devido ao seu envolvimento com os motivos que podem ter ocasionado a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami (TIY). O TCU será um dos órgãos envolvidos nas investigações sobre a situação indígena.
Ainda assim, os parlamentares acreditam que a chegada do deputado ao tribunal será em um bom momento. “Será bom termos o Jhonatan lá. Ele vai chegar em um bom tempo no TCU, em que o Bruno Dantas é presidente e também já foi parlamentar”, disse um dos parlamentares ao Correio.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte BBB 23: Ricardo e Sarah esquentam o clima no edredom
- Diversão e Arte Camila Cabello é cercada por fãs e esbanja simpatia no Rio de Janeiro
- Cidades DF Bancada do DF acionará ministro contra criação da Guarda Nacional
- Brasil Ianomâmis: Ibama cria Sala de Situação e Controle para combater garimpo
- Política Reforma tributária pode ser aprovada até o fim de 2023, diz líder do governo
- Brasil Pedro Bial chora ao lembrar de Gloria Maria: 'pedaço de mim que vai embora', diz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.