Reunião golpista

Base governista vai acionar Conselho de Ética contra do Val, diz Randolfe

Segundo o líder do governo no Congresso, o Conselho de Ética do Senado será reaberto e decidirá sobre possível prevaricação do senador Marcos do Val (Podemos-ES)

Victor Correia
postado em 03/02/2023 16:48 / atualizado em 03/02/2023 16:50
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nesta sexta-feira (3/2) que pretende reabrir o Conselho de Ética da Casa e protocolar representação contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que denunciou nesta semana suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo uma gravação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

"Não terá CPI que ele [do Val] quer, mas terá Conselho de Ética", declarou Randolfe em entrevista à GloboNews. Segundo o senador, Marcos do Val prevaricou por não ter denunciado a tentativa de golpe discutida na reunião com o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Do Val denunciou a suposta reunião na madrugada de ontem, dizendo que Bolsonaro o coagiu a participar de um golpe de Estado. Desde então, ele vem mudando a versão, retirando a responsabilidade do ex-presidente. 

Na tarde de hoje, o senador defendeu a abertura de uma CPI para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, alegando que só poderá dar mais informações sobre a tentativa de golpe caso o sigilo de supostos documentos seja quebrado. Ele disse ainda que entrará com uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que Moraes seja afastado da relatoria do inquérito.

Segundo Randolfe, devem participar do Conselho de Ética os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Davi Alcolumbre (União-AP) e Humberto Costa (PT-PE) 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE