Novo governo

Lula reúne lideranças de partidos e da base aliada em Conselho de Coalizão

Encontro no Planalto deve tratar da instalação do conselho político e de temas como a reforma tributária, uma das principais agendas prioritárias da gestão petista

Ingrid Soares
postado em 08/02/2023 11:38
 (crédito:  SERGIO LIMA / AFP)
(crédito: SERGIO LIMA / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8/2) com presidentes de partidos e líderes da base aliada no Congresso para a reunião do Conselho Político da Coalizão. O encontro, que reúne ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin, deve tratar de temas como a reforma tributária, uma das principais agendas prioritárias da gestão petista.

“Tem sido uma rotina com os líderes da Câmara e do Senado de estreitar relação, discutir os temas principais e organizar a pauta do país e a relação com o Congresso. Isso é muito importante para nós consolidarmos uma relação de parceria, de respeito, de construção com as Casas. A ideia é o presidente instalar hoje o Conselho Político”, indicou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ao chegar ao prédio.

Estão reunidos com Lula no Planalto Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líderes do governo no Senado e no Congresso, respectivamente, além de líderes do PT, PCdoB, PSol, PDT, MDB, PSB, PV, União Brasil, Solidariedade, Avante, Podemos, Patriota, Rede, Cidadania e PSD.

Reforma tributária

Questionado sobre a reforma tributária, Guimarães disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também presente na reunião, deverá tratar sobre o tema e que “é possível pensar em uma proposta unificada” em relação àquelas que tramitam no Congresso.

Banco Central

Perguntado se o Banco Central estará entre as pautas do encontro, após Lula ter criticado fortemente a Selic (taxa básica de juros), o parlamentar se limitou a dizer que o tema “não está na agenda da reunião”.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE