Transferência de renda

Mais de 2,5 milhões recebem Bolsa Família indevidamente, estima Wellington Dias

Segundo Dias, o governo de Jair Bolsonaro (PL) desmantelou o Cadastro Único, a base de dados que identifica as famílias mais vulneráveis, de forma proposital. Ministério do Desenvolvimento Social faz pente-fino base de dados do programa

Victor Correia
postado em 09/02/2023 15:38 / atualizado em 09/02/2023 16:38
 (crédito: Roberta Aline/Ministério do Desenvolvimento Social)
(crédito: Roberta Aline/Ministério do Desenvolvimento Social)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, declarou nesta quinta-feira (9/2) que a pasta estima que mais de 2,5 milhões de beneficiários recebem o Bolsa Família de forma irregular. Ele afirmou ainda que o governo de Jair Bolsonaro (PL) desmantelou o Cadastro Único, a base de dados que identifica as famílias mais vulneráveis, de forma proposital.

A pasta está realizando um levantamento do Cadastro Único, visando aprimorar a base de dados e garantir o Bolsa Família aos mais necessitados. Um documento será entregue até o fim de fevereiro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contendo a avaliação do sistema. A conclusão de Dias é que houve falta de controle e "critérios científicos" para a entrada no cadastro.

"Foi desmantelado o cérebro do Cadastro Único. É como se tivesse uma bagunça para perder o controle", declarou o ministro durante visita à Cozinha Solidária do Sol Nascente, projeto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). "Temos um foco de mais ou menos 10 milhões de beneficiários que estão na linha de revisão desse cadastro. Acreditamos que mais ou menos 2,5 milhões desses que recebem têm grandes indícios de irregularidades", acrescentou.

Desmonte na assistência social

Durante a manhã de hoje, Dias participou de uma reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). No encontro, representantes de estados, municípios, sociedade civil e do governo federal aprovaram o Plano para o Fortalecimento do Cadastro Único, capitaneado pela pasta do Desenvolvimento Social.

"Nele vamos ver que, se de um lado tem pessoas que ali estão de forma irregular, o mais dramático para mim são os milhares, milhões, que não estão tendo direito, passando fome, passando necessidade, e não são atendidos", discursou Wellington Dias durante a reunião. O ministro voltou a mencionar o desmonte na área da assistência social durante o governo Bolsonaro.

"A destruição, para resumir, se deu com a própria queima de equipamentos do cérebro do Cadastro Único. Ou seja, você não ter mais a condição de, na velocidade adequada (...), reconstruir essa base de dados do Cadastro Único. Ora, quando você tem isso, o que é que permite? O 'entrar de qualquer jeito'", afirmou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE