Política fiscal

Indo contra Lula, Lira defende autonomia do Banco Central: "Não retroagirá"

Presidente da Câmara dos Deputados afirmou, em evento no Paraná, que um Banco Central independente é "marca mundial"

Taísa Medeiros
postado em 09/02/2023 19:05 / atualizado em 09/02/2023 19:05
 (crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se manifestou, nesta quinta-feira (9/2) a respeito da polêmica em torno da autonomia do Banco Central. Lira disse que ter um Banco Central independente é “marca mundial”, e que o Brasil não deve voltar atrás em relação a tal medida.

“O Banco Central independente é uma marca mundial, o Brasil precisa se inserir nesse contexto. Lógico que teremos sempre as aprimorações entre ministros da economia, presidente do Banco Central, muitas vezes esses assuntos são trazidos à tona. Eu penso que o Banco Central independente foi um modelo escolhido pelo Congresso Nacional que dificilmente retroagirá”, afirmou, em uma feira agropecuária na cidade de Cascavel, no Paraná.

A lei que prevê a autonomia do BC foi aprovada pelas duas Casas do Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O intuito é evitar que pressões político-partidárias interfiram no funcionamento do órgão. Na avaliação de Lira, a maioria do parlamento é contra a alteração na legislação.

“Eu não posso afirmar o que é que vai sair do plenário, mas eu tenho a escuta da tendência do que a maioria do plenário pensa e com relação a independência do Banco Central, esse assunto não retroagirá”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nos últimos dias, a taxa básica de juros, que está em 13,75%. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, chegou a ser convidado por parlamentares a comparecer ao Congresso Nacional para explicar a alta dos juros.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE