Estados Unidos

Bolsonaro diz que voltará ao Brasil em março e cita chance de ser preso

O ex-presidente concedeu entrevista ao jornal americano Wall Street Journal, publicada nesta terça-feira (14/2). Ainda não há data marcada para que ele volte ao Brasil

Victor Correia
postado em 14/02/2023 21:04
 (crédito: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou ao jornal americano The Wall Street Journal, em reportagem publicada nesta terça-feira (14/2), que quer voltar ao Brasil em março para fazer oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-mandatário, porém, disse que corre risco de prisão quando voltar ao país.

Segundo Bolsonaro, "uma ordem de prisão pode aparecer do nada", citando a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) três meses após deixar o cargo, por acusações de corrupção. Ainda não há data marcada para que Bolsonaro volte ao país, mas o ex-presidente acredita que seja em março.

Bolsonaro disse ainda que "o movimento de direita não está morto e vai prosseguir", citando que quer coordenar com congressistas e governadores que o apoiam para aprovar projetos "pró-negócios" e para lutar contra o desarmamento, liberação do aborto e outras pautas que, segundo ele, ferem os valores da família brasileira.

Lula foi aos Estados Unidos "para estar nos holofotes", disse Bolsonaro

O ex-presidente deixou o Brasil antes da posse de Lula, e está hospedando em Orlando, na Flórida, desde então. Bolsonaro comentou o encontro recente entre Lula e o presidente americano, Joe Biden, na semana passada. Segundo ele, "Lula só veio aqui [aos Estados Unidos] para estar nos holofotes".

Ao jornal norte-americano, Bolsonaro ainda negou ter defendido que houve fraude nas urnas eletrônicas — no entanto, o ex-presidente colocou em cheque diversas vezes a confiabilidade das urnas — e frisou que "o processo foi enviesado". Ele também tentou se distanciar dos atos terroristas de 8 de janeiro e negou que tenha havido uma tentativa de golpe no Brasil. 

"Golpe? Que golpe? Onde estava o comandante? Onde estavam as tropas? Onde estavam as bombas?", questionou Bolsonaro. 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE